De acordo com a Agência O Globo, a NASA anunciou nesta sexta-feira que o robô Curiosity, que está no planeta vermelho desde a última segunda-feira 05 de agosto, repassou a Agência Espacial Norte-Americana fotos tiradas dela mesma e do próprio planeta. O Curiosity usou sua própria câmera grande angular situada ao alto de um mastro para conseguir as primeiras imagens do planeta.

Na imagem é possível ver uma montanha que está situada ao centro da cratera Gale. A primeira missão do robô é se locomover até o pico para estudar suas rochas. Conforme o pesquisador Mike Malin, fora preciso cerca de uma hora e meia para conseguir a imagem; para se conseguir um panorama mais claro, a câmera pode alcançar uma resolução até oito vezes maior.

Para Malin, as cores são praticamente as mesmas vistas na imagem, tendo uma pequena modificação na claridade. Vale lembrar que o robô Curiosity carrega duas Mastcams, uma com capacidade focal de 34mm e outra teleobjetiva de 100m, mas ambas podem ser usadas ao mesmo tempo e também servem de direção ao robô.

O robô ainda possui equipamentos para tentar entender que tipo de ambiente existiu na região na época da formação das rochas e também se existiu ou existe algum tipo de vida microbiana em Marte.