Ontem, quarta-feira, a Agência espacial Americana (NASA), informou que o seu robô está cumprindo a missão sem percalços. A NASA disse também que todas as antenas, canais de comunicação e gerador elétrico estão em pleno funcionamento, não apresentando quaisquer problemas.

"Temos agora a confirmação de que todas as antenas e canais de comunicação do robô funcionam perfeitamente", declarou Jennifer Trosper, uma das responsáveis pela missão, em entrevista coletiva em Pasadena (Califórnia)

"Estamos confiantes pelo fato de que agora dispomos de uma grande capacidade de transmissão de dados através de todos os canais, o que era um dos principais objetivos desta primeira parte da missão".

A partir de hoje, o Curiosity, que conta com duas câmeras, deverá captar imagens panorâmicas de alta definição e de 360 graus, disse Trosper.  Outro destaque é em relação ao gerador  nuclear de eletricidade  que está funcionando muito bem e "temos mais potência do que esperávamos, o que permitirá maior tempo de funcionamento do robô", completou Jennifer Trosper.

Uma das imagens que a NASA liberou é uma parcialmente panorâmica e em preto e branco, mostrando uma longa planície coberta de sedimentos com montanhas a distância.

"O que mais surpreende ao ver esta imagem é que, em certa medida, a primeira impressão que temos é que se trata de uma paisagem da Terra", comentou John Gotzinger, um dos cientistas da missão.

"O que podemos confirmar ao olhar o horizonte é que todos estes materiais na superfície procede de erosão das montanhas por onde circulava água".