CADASTRE-SE

Como aumentar a velocidade da internet

Veja dicas de como aumentar a velocidade da internet. As dicas são para uso no windows, windows 7, windows 8. São 11 dicas que ajudam a melhorar a performance da internet banda larga.

Nícolas Müller (@nicolas_muller)

Tenho certeza que muitas pessoas sonham em aumentar a velocidade da internet , seja ela em casa ou no trabalho. Tem dias que parece que a conexão está realmente parada, que as páginas não abrem, que os arquivos não baixam, enfim, uma lentidão total. Fique sabendo que este problema não é exclusivamente seu, muitos usuários sofrem com a lentidão da internet.

Você pode gostar também de: Como aumentar a velociade do uTorrent

Atualmente, as operadoras oferecem planos com conexão mais rápida, porém, nem todos conseguem acompanhar o serviço, já que, ele costuma ser mais caro. Porém, fique sabendo que há alternativas para fazer com que sua conexão fique mais rápida e que seus arquivos sejam baixados de forma mais veloz.

Para você ter uma internet mais rápida, vale a pena conferir as dicas abaixo:

1) Observe o plano de sua operadora: Em primeiro lugar, você deve verificar qual plano possui. Este é o primeiro passo para saber se a velocidade de internet contratada está de acordo com a velocidade que está sendo usada. Por exemplo, se uma operadora oferece um plano de 10 “megas”, é necessário saber se estão ofertando megabits (Mb), e não megabytes (MB). Para entender melhor, 1 byte equivale a 8 bits, isso significa que, se o usuário possui internet de 10 “megas”, ele irá realizar uma transferência de velocidade aproximada de um oitavo desse valor, ou seja, aproximadamente 1250 KBps (kilobytes por segundo).

Existem vários sites que lhe informam a quantas anda a velocidade da sua conexão. Um dos mais conhecidos é o SpeedTest, site gratuito que lhe informa o máximo de velocidade de download e upload de sua conexão, além do ping.

2) Cuide bem do seu navegador: Só podemos ter acesso a páginas na internet através dos navegadores, porém, poucos lembram que é necessário mantê-lo em ordem também. Em primeiro lugar descubra qual é o melhor para você, qual se adequa melhor para as suas necessidades; escolhido isso, mantenha ele sempre atualizado. A maioria dos navegadores realizam a sua atualização automática. Outra dica importante no manuseio do navegador é quanto a sua limpeza, ele precisa estar sempre “leve” para poder acessar as páginas com maior rapidez.

Veja o nosso artigo: Qual o melhor navegador de internet?

Por isso, é necessário fazer sempre que possível uma limpeza nele. Ao acessar qualquer site, o programa armazena no seu computador informações e também arquivos presentes nas páginas. Porém, quando há um número elevado desse tipo de arquivo o navegador costuma ficar mais pesado e assim, dificultar a navegação de páginas novas. Então, não esqueça de realizar uma faxina no seu browser.

Para realizar a limpeza, veja os passos abaixo:

  • Internet Explorer: Acesse “Ferramentas”-“Opções da Internet”. Na aba “Geral”, em “Histórico de”, clique em “Configurações”.
  • Firefox: Acesse “Ferramentas”-“Opções”. No ícone “Privacidade”, defina como o navegador deve gerenciar histórico e arquivos temporários.
  • Chrome: Acesse o botão de personalização situado ao lado da Barra de endereços e clique em “Opções”. Em “Configurações avançadas”, clique em “Configurações de conteúdo” para gerenciar cookies e outros.
  • Opera: Acesse o menu “Configurações”-“Preferências”. Em “Avançado”, localize as opções de histórico e cookies entre os menus à esquerda.

Caso queira, você pode baixar um programa que limpe o computador e os dados do navegador. O mais elogiado é o CCleaner. Há opções específicas para limpeza do navegador que você usa, seja ele Explorer, Firefox, Chrome, dentre outros.

3) Cuidado com o número de abas abertas no seu navegador: Se você é daquelas pessoas que, como eu, não sabe navegar na internet sem estar com várias janelas abertas, já deve ter levado bronca de alguém, certo? Pois bem, já levei várias, mas não perco o costume de ter várias coisas abertas ao mesmo tempo. Se for o seu caso também, prefira deixar apenas abas abertas, nunca várias janelas. Mas claro, não exagere no número, sua velocidade pode ficar comprometida mesmo assim. Quanto maior o número de abas, mais recursos são utilizados e mais lento é o funcionamento.

4) Não instale muitos plugins: Os plugins que são possíveis instalar no computador podem ser muito úteis e facilitar nossa vida, mas tenha em mente que instalar um grande número de complementos pode prejudicar a velocidade de sua conexão. Existe também a possibilidade de dois aplicativos criarem conflito um com o outro e prejudicar o navegador. Veja quais plugins são realmente necessários e mantenha um controle de suas instalações, além de mantê-los sempre atualizados.

5) Experimente os aceleradores de navegação: Os aceleradores de navegação prometem uma navegação mais rápida, para tanto, não é o que muitos acreditam. Esses aplicativos costumam funcionar melhor quando a internet é muito lenta, em uma conexão mais rápida, o processo é praticamente nulo.  Isso porque o trabalho desses programas consiste em fazer pequenas alterações no navegador, principalmente relacionadas ao tamanho dos arquivos que precisam ser baixados. O software também salva pequenos pedaços do site para que, no futuro, caso o site não tenha sofrido uma alteração muito grande, ele seja carregado mais rapidamente.

Assim, se você quiser experimentar alguns dele, fique a vontade. Como dissemos, não há garantias, mas também não há danos. Os mais conhecidos aceleradores de navegação são o Ashampoo Internet Accelerator, Network Cable e ADSL Speed e o Simple Net Speed.

6) Conheça os aceleradores de download: Os downloads geralmente causam uma dor de cabeça imensa para quem não tem uma internet muito veloz, não é verdade? Sempre tem aquele arquivo, filme, música, etc, que queremos “para ontem” e nada de baixar. Então, se quiser, pode experimentar um dos programinhas que prometem otimizar  a velocidade do download.  Os aceleradores costumam “quebrar” o arquivo que será baixado e assim, cada parte fica mais leve e consequentemente, levará menos tempo para a conclusão. 

Os mais conhecidos aceleradores de download são o Orbit Downloader, Download Accelerator Plus, Free Download Manager, Puxa Rápido e FlashGet.

7) Visualização de vídeos: Ver vídeos realmente é uma tortura para quem não tem uma boa conexão. O vídeo começa, logo, pára.... E assim continua até o seu carregamento total, que demora um século. Pois bem, para que você não tenha receio de clicar no play, poderá usar um programa que é capaz de acelerar o carregamento do vídeo. O Biwifi é uma boa opção para isso. Também existe um muito interessante chamado SpeedBit Video Accelerator.

8) Fragmentação do HD: Você já deve ter desfragmentado o HD alguma vez, certo? Se não, é bom pensar nisso. Quanto mais fragmentado for o computador, mais tempo leva para "juntar" os fragmentos dos programas. Consequentemente, mais tempo para ser executado. Tome o cuidado de deixar sempre o seu HD desfragmentado. Assim, você verá que o desempenho da internet também irá melhorar.

9) Memória sobrecarregada: O sobrecarrego da memória RAM não deixa apenas o seu computador lerdo, mas também a velocidade da internet. Assim, é primordial não usar vários programas ao mesmo tempo. Tenha sempre aberto os principais, apenas aqueles que você realmente precisa usar naquele momento. 

10) Mantenha seus equipamentos sempre atualizados: Se você tem uma boa conexão de internet, já fez todos os testes necessários e está tudo OK, pode ser que o problema esteja ligado aos equipamentos que rodeiam a sua máquina. Por exemplo, caso você faça uso de roteador, é necessário verificar se ele suporta a velocidade da sua banda, além do mais, o firmware dele precisa estar sempre atualizado. Da mesma forma acontece com o seu computador, ele precisa estar de acordo para receber uma internet de boa qualidade, do contrário, não conseguirá suportar a velocidade a qual você contratou.

11) Resetando o modem: Talvez, um ato muito simples poderá melhorar e muito a velocidade da sua conexão. Tire a tomada do seu modem e o deixe desligado por um minuto, após, ligue seu equipamento normalmente. Caso este seja o problema, a mudança será imediata.

12) Fique atento a sua fiação: Para ter uma boa velocidade de conexão é necessário também que a fiação esteja toda em ordem. Por isso, cabos velhos e mal instalados podem prejudicar e muito a sua conexão. No caso do ADSL, o melhor a fazer é colocar um único filtro para todos os telefones e tenha um cabo exclusivo para o computador. Aterramento correto da fiação da sua casa também pode fazer diferença, os fios elétricos podem causar ruídos na linha.

13) Cuidado com os vírus! Um cuidado que precisa ser diário, é o monitoramento da entrada de vírus e malwares. Além de poder causar sérios danos a sua máquina, como também na vida particular (como roubo de senhas, informações pessoais, etc), eles podem ser os responsáveis por estar deixando o seu computador, de modo geral, lento.Por isso, sempre tenha um antivírus bom e atualizado. Não deixe que esse incômodo acabe atrapalhando a sua conexão.

Todas estas dicas são coisas que podem melhorar sua velocidade de internet. São dicas que ajudam pouco, mas ajudam. Não pense que vai ganhar megabites de velocidade, o que pode acontecer e deixar de perder alguns Kbs de tráfego e melhorar o tempo de resposta da internet, o que já ajuda bastante.

Aumentar a velocidade da internet no Windows

Etapa 1 - Vá ao menu do windows, procure acessórios na parte superior do menu, e aperte em executar. (caso tenha dificuldade de achar, pressione Alt Gr + Ctrl + Del, no gerenciador de tarefas do windows, aperte Nova Tarefa).

Etapa 2 - Quando já estiver aberto digite o seguinte atalho "gpedit.msc"

Etapa 3 - Irá abrir uma janela do windows, com o nome de Editor de Políticas de Grupo Local, terá uma hierarquia de pastas, procure por Modelos Administrativos,na mesma irá abrir uma nova hierarquia de grupos, aperte em REDE(localizado abaixo da pasta painel de controle), nessa pasta procure por Agendador de pacotes Qos, e dentro desta pasta selecione a opção Limitar largura de banda larga reservada.

Etapa 4 - Na ultima e mais rápida etapa, iremos selecionar a opção Activado na janela do windows, e mudar o limite da banda larga para 0, agora é só aplicar as mudanças.

Use um navegador mais rápido

Se você usa o Internet Explorer pode estar tendo dificuldades em navegar. O fato disto é por que ele demora para processar todas as informações das páginas. O aconselhável é utilizar o navegador Chrome, que além de ser muito mais rápido também é muito mais seguro. Nossa seção de downloads fornece o download do Google Chrome.

Bom, acima algumas dicas para melhorar a velocidade de conexão da sua internet. Caso nenhuma das opções surta efeito, o melhor mesmo é contatar o seu provedor e assim, eles enviarão um técnico para avaliar o caso. Espero ter colaborado! E, boa navegação!

Leia a seguir: Plágio na internet: o que fazer?


Relacionados:

Comente:

TOPO