De acordo com uma pesquisa realizada pela GlobalWeblndex, a maior parte dos usuários do WhatsApp acessa o aplicativo através de um smartphone equipado com o sistema Android. O levantamento foi feito com 50 mil internautas de 34 países.

Como resultado, 73% das pessoas que utilizam o WhatsApp contam com um aparelho Android, e apenas 22% um iPhone. Em nenhuma região analisada o aparelho da Maçã ficou em vantagem ao sistema do Google.

Na América Latina, 80% dos entrevistados utilizam o mensageiro através do Android, e 16% com o iOS. Na Ásia, 77% usam o WhatsApp através do Android e 21% com o iOS. Já na Europa a proporção é de 67% para Android e 25% para iPhone, e no Oriente Médio e África 54% usam o WhatsApp através de Android e 24% por iPhones.

Nos Estados Unidos grande parte dos usuários utiliza aparelhos equipados com o Android, porém, a diferença entre os usuários do WhatsApp não foi tão grande quanto os vistos em outras regiões. Assim, no país, 54% dos usuários do mensageiro usam o Android e 46% o iOS.

Acredita-se que a diferença não seja tão grande no país já que os aparelhos da Apple não são tão caros nos Estados Unidos.

No Brasil, a maioria dos usuários utiliza o WhatsApp através de dispositivos Android (82%) e apenas 15% através do iOS. A média mundial foi de 73% dos usuários com o WhatsApp no Android e 22% com o aplicativo no iOS.