Na última quinta-feira (20), alguns moradores da Dinamarca acabaram sendo presos por usarem o aplicativo Popcorn Time, uma ferramenta torrente. Após o episódio, muitas pessoas ficaram receosas em usar o aplicativo. Dependendo do país, serviços como o Popcorn Time, que usam o protocolo torrent para compartilhar filmes gratuitamente vivem sempre entre a legalidade e ilegalidade.

Porém, o que já poderia ter acabado, parece que ainda tem mais um capítulo. Autoridades da Noruega informaram aos usuários da plataforma que eles irão receber um e-mail surpresa.

De acordo com as autoridades, eles conseguiram dados de quase 75 mil usuários que utilizam o serviço. Vale notar que a Aliança dos Direitos pode monitorar de forma legal os suspeitos que contribuem com a pirataria no país.

 "Hoje possuímos um registro de alguns usuários do Popcorn Time na Noruega. Esses são registros que podemos utilizar legalmente. Pode ser que alguém receba uma surpresinha no correio, na forma de uma carta. É provável que algo aconteça no outono", afirmou Willy Johansen, chefe da "Rettighets Alliansen" ("Aliança dos Direitos", no Norueguês).

Porém, monitorar o IP das pessoas não é o mesmo que coletar nomes e endereços, sendo assim, para isso seria necessário solicitar uma liberação do juiz para conseguir tais informações. A pergunta que fica é o que a organização fará com os dados coletados sobre esses 75 mil usuários que usam o Popcorn na Noruega?

Ninguém sabe sobre a real surpresa que as autoridades dizem estrar preparando aos usuários do serviço. Obviamente, muitos estimam que não seja nada bom.

O Popcorn está disponível há cerca de 18 meses. Apesar de vários problemas enfrentados, o serviço continua funcionando normalmente na Europa.