No mundo atual, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, em que as redes sociais se tornaram instrumentos valiosos para a troca de informações, manter contatos e ainda compartilhar momentos com os amigos, muitos usuários ficam preocupados com o futuro de suas conexões quando chegar o final de suas vidas. Pensando nisso, foi criada a rede social Eter9.

A rede social utiliza robôs para analisar o padrão de postagens e também assuntos de interesse de cada usuário. Com tais informações, a "Contraparte", uma espécie de reflexo digital de cada usuário, e que seria capaz de imitar os hábitos de cada usuário, inclusive publicando e ainda dando sorrisos em várias postagens, o que equivale ao famoso curtir do Facebook, seguirá com a vida digital do usuário.

Os robôs, nomeados de Niners, tem a função de manter a conta sempre ativa, ou seja, por toda a eternidade. Sendo assim, caso uma pessoa se ausente por um período, ou mesmo para sempre, a rede social irá cumprir o seu papel, com postagens e sorrisos automáticos.

A Eter9 foi desenvolvida pelo português Henrique Jorge. Ele está tentando agora criar um sistema-robô que consiga identificar o que as pessoas acessam nas outras redes sociais, como o Facebook. A rede social ainda está na fase Beta, porém, em breve, deverá receber ainda mais recursos. E você, gostou da ideia?