A Microsoft Research, divisão de pesquisa da companhia, desenvolveu um aplicativo capaz de transformar um smartphone em um scanner 3D. Chamado de MobileFusion, o app pode capturar as imagens de objetos ou mesmo pessoas e fazer uma modelagem tridimensional do conteúdo diretamente no celular.

Para usar o aplicativo não é necessário nenhum outro tipo de ferramenta, bem como acesso à internet. Sendo assim, qualquer pessoa pode capturar uma imagem e transformar em 3D em qualquer lugar.

Conforme Shahran Izadi, um dos desenvolvedores do app, a tecnologia pode ser útil em várias situações. Além de poder ser usada para impressões 3D ou mesmo para usar em um gráfico capturado em um jogo ou apresentação profissional, pode também ser usada por pessoas que querem compartilhar imagens mais detalhadas para os amigos.  

"Nosso grande ponto de partida foi o sensor que todo mundo tem no bolso, a câmera do celular. Com isso, é possível levar a todos as possibilidades do escaneamento 3D. E o principal é que tudo acontece dentro do próprio telefone", explicou Izadi.

A intenção de usar o app é que ele seja tão simples quanto tirar uma foto convencional, ou seja, apontar a câmera e tirar a foro do modo orientado.

De acordo com os desenvolvedores, a maioria dos smartphones já conta com capacidade suficiente para processar tal tarefa, assim sendo, só foi necessário desenvolver um algoritmo para que a câmera também pudesse ser usada como scanner.

O MobileFusion será apresentado no início de outubro, no Simpósio Internacional de Realidade Mista e Aumentada que acontece em Fukuoka, no Japão. 

Porém, o projeto ainda não tem data para chegar ao público. Por enquanto, a tecnologia está sendo testada se poderá ser acoplada em todas as plataformas, como Android, iOS e Windows Phone.