Alguns dos aplicativos mais usados no Windows certamente são os provenientes de suites Office, que se caracterizam justamente por suprirem necessidades de escritório, como produção textual e de planilhas. A suíte mais conhecida é, sem dúvidas, a da Microsoft, tendo sua última versão conhecida como a Office 2013, trazendo todos os clássicos aplicativos melhorados e de acordo com as novas regras ortográficas.

O único "problema" é que o Office não é um pacote de softwares barato para a maioria dos usuários comuns de computadores que podem precisar dele, mas isto também não é diferente de qualquer outro tipo de programa no país, então, caso você não tenha condições de pagar, poderá utilizar estes mesmo softwares ou outros muito parecidos sem precisar pagar por nada diretamente.

Hoje você vai conhecer algumas maneiras de obter os aplicativos Office da Microsoft de maneira gratuita caso esteja ao seu alcance, do contrário, apresentaremos outros softwares muito parecidos que podem desempenhar praticamente as mesmas tarefas de todos os programas da suíte.

Office 365 para estudantes

Se você é estudante, muito provavelmente a sua instituição de ensino oferece a possibilidade de download da versão acadêmica do Office, que embora seja mais simples, tem praticamente todos os recursos disponíveis nas mais completas versões da suíte.

Procure o departamento  de informática da sua escola ou universidade e pergunte se a instituição tem uma licença acadêmica do Office para distribuir cópias para os seus alunos. Esta distribuição de cópias geralmente é dada pela internet no Office 365, onde você fará um login com a sua conta de e-mail universitária e poderá requisitar até cinco instalações em cinco máquinas diferentes.

Nesta versão disponibilizada de graça para estudantes, é possível utilizar o Microsoft Word, o Excel e o PowerPoint, dentre outros aplicativos não tão conhecidos mas também muito úteis como o OneNote, Access e Publisher.

Office Online - OneDrive

Caso você não seja estudante, infelizmente você não poderá ter o Office em si baixado em seu computador, no entanto, você pode usar a versão online de seus softwares, que é diretamente ligada com a sua conta do OneDrive, salvando automaticamente todos os seus documentos para o sistema de armazenamento em nuvem.

No Office Online você tem praticamente todos os recursos presentes na versão paga, a única desvantagem é que, de fato, você não poderá utilizar o sistema enquanto estiver desconectado de uma rede de internet.

Google Drive/Google Docs

Para quem prefere avaliar outra opção, o Google Drive juntamente com o Google Docs também pode ser uma excelente escolha. Ele pode ser limitado em alguns aspectos se visto em relação aos seus concorrentes, mas para usuários comuns e de uso regular ele pode vir a calhar muito bem.

Em edição de texto e layout de disposição de escrita o Google Drive funciona basicamente como os Office, a única diferença é que alguns botões mudam de posição, de nome e de ícone, portanto, basta usá-lo por algum tempo que você logo estará acostumado.

LibreOffice

Assim como muitos outros softwares, existe uma "versão" livre do Office, ou seja, uma versão onde qualquer pessoa pode baixar de graça e editar o código fonte do software, contribuindo com melhorias e correções de erros, o LibreOffice. Para fins de comparação, caso você não conheça o conceito de software livre, o LibreOffice pode ser comparado, por exemplo, ao Linux, um sistema operacional onde você também pode ter acesso gratuito assim como editar o seu código fonte para ajudar a melhorá-lo.

Assim como o Drive, o LibreOffice é um tanto quanto limitado em relação aos inúmeros recursos de personalização dos programas da Microsoft, no entanto, vale reforçar que, para usuários casuais, a diferença é praticamente imperceptível a não ser pela mudança de alguns botões.

É importante lembrar que o projeto sobrevive principalmente por doações, portanto, se você puder, faça uma doação para os idealizadores do LibreOffice, não existe valor mínimo, portanto, você pode doar quanto quiser.