Na segunda-feira (24), a Microsoft liberou a versão de testes da assistente pessoal Cortana, própria para dispositivos móveis equipados com o sistema Android.

O serviço foi desenvolvido pela companhia para funcionar em computadores, tablets e também smartphones que rodem com o sistema operacional Windows 10.

"Se atualmente você é usuário do Windows 10, já deve conhecer os benefícios da Cortana. O aplicativo para Android é o companheiro ideal para o seu PC com Windows 10, estendendo as funcionalidades da assistente em qualquer dispositivo que você carrega, onde quer que vá", disse a Microsoft.

A versão para Android ainda possui muitas limitações, mas mesmo assim é possível ter acesso a várias funções, como receber lembretes de compromissos marcados na agenda do celular, realizar pesquisas na internet através de comando de voz e ainda consultar informações mantidas no aparelho.

Porém, algumas funções só funcionam na versão Cortana nativa do Windows 10, como a famosa ativação da assistente pessoal falando "Hey Cortana" e acessar aplicativos utilizando apenas comandos de voz.

Por enquanto, de acordo com a própria Microsoft, a versão de teste do serviço está disponível apenas nos Estados Unidos. Porém, deverá ser estendida para os demais mercados.

"Cortana para Android só está disponível para os EUA, mas estamos planejando estendê-la para outros mercados", disse a empresa.

A Microsoft informou ainda que está trabalhando em uma versão da Cortana para iOS, o sistema operacional da Apple, porém, não deixou claro sobre o lançamento.