Quem disse que um raio não cai no mesmo lugar? Infelizmente essa "teoria" já foi desbancada faz tempo, e a prova disso é que o Google foi atingido quatro vezes por raios, o que teria danificado dados do seu data center na Bélgica.

De acordo com o site da revista Times, o problema resultou em uma perda de uma pequena quantidade de dados de usuários.

O fato da empresa ter sido atingida quatro vez por raios parece um tanto quanto improvável, porém, especialistas explicam que os raios não precisam atingir exatamente o mesmo ponto do prédio para causarem danos.

"Cabeamentos podem ser atingidos a até um quilômetro de distância, trazer a energia até o centro de dados e queimar tudo dentro dele", afirmou Justin Gale, gerente de projeto do serviço de proteção contra trovões Orion à britânica BBC.

Nessa época do ano, na Bélgica, é bastante comum tempestades seguidas por raios. Na ocasião, durante a tempestade, a instalação ficou sem luz, o que causou problemas na leitura ou escrita de dados em 5% dos discos do data center.

A empresa conseguiu resolver a maior parte das compilações, porém, 0,000001% do espaço do disco total do data center foi perdido. "Nesses casos, não é possível fazer a recuperação total", disse a empresa em um comunicado.

O Google disse ainda que irá continuar investindo em melhorias para que incidentes desse gênero não voltem a acontecer.

Apesar da perda ser relativamente pequena de dados, que não afetou uma grande quantidade de usuários, podemos observar que nada está totalmente imune a força da natureza, principalmente o que estiver conectado ao meio tecnológico, como o armazenamento de informações. Um raio pode sim, causar grandes problemas.