Cada vez mais as pessoas estão investindo em placas solares para captação de energia. Em longo prazo, a economia pode ser sentida no bolso, bem como prover benefícios ao meio ambiente. Porém, em países menos desenvolvidos tais placas são usadas em menor proporção, já que o custo de investimento ainda é alto.

O Google, por sua vez, pretende arranjar um meio de instalar painéis solares por várias cidades do mundo, com o objetivo de produzir energia limpa. O Project Sunroof foi anunciado pelo Google no início da semana através do Google Green Blog, local em que a companhia informa sobre seus projetos de sustentabilidade.

A ferramenta em questão usa a mesma tecnologia do Google Maps, que produz imagens em alta resolução que é capaz de calcular o potencial de produção de energia em cada telhado. O mecanismo faz o trabalho sozinho, por isso, não há a necessidade de mão-de-obra especializada para fazer o levantamento.

Os moradores das áreas cobertas pelo projeto já podem inscrever os seus endereços para que o Google possa vistoriar os telhados das residências. Os endereços que não forem dispostos pelos moradores não serão observados, tudo para evitar qualquer problema envolvendo as questões de privacidade.

Através do Project Sunroof, as máquinas do Google irão fazer um cálculo da quantidade de iluminação solar presente em cada telhado no decorrer do ano, considerando vários fatores, como sombras de árvores, vizinhos, prédios vizinhos, entre outros. Além disso, é possível incluir o gasto de energia elétrica em cada casa dos inscritos. O Google, por sua vez, irá calcular a energia que poderá ser economizada através da captação solar.

Carl Elkin, engenheiro chefe do projeto, no blog disse que ao aderir a uma fonte de energia solar, "uma casa típica e ensolarada pode economizar centenas ou até milhares de dólares por ano na conta de luz".

Para saber mais sobre o Project Sunroof veja o vídeo publicado pelo Google: