O Facebook é atualmente a rede social mais usada no mundo, por isso também costuma ser a mais visada pelos cibercriminosos. No geral, as pessoas costumam usar a rede para fazer novos amigos, encontrar velhos conhecidos e postar acontecimentos interessantes da sua vida. Mas o que muitas não atentam é sobre todas as informações contidas na rede social. Levando em consideração isso, oportunistas estão roubando informações pessoais de vários usuários.

Conforme a empresa ESET, um recente scan está no Facebook para conseguir atrair usuários e roubar suas informações. O grupo envia vídeos em links e assim, o usuário, ao acessar um deles é direcionado para um site falso e tem suas informações surrupiadas.

Este golpe diferencia-se do demais vistos na rede, já que há vários links espalhados pelo Facebook. Estima-se que sejam cinco sites falsos com 30 tipos de vídeos. Assim sendo, a chance de um usuário cair no golpe é realmente alta.

O golpe se dá da seguinte forma: Assim que o usuário clicar em um vídeo para pode visualizá-lo, o link direciona para uma página que pede o compartilhamento do conteúdo na própria rede social. Assim, ao compartilhar, é preciso autenticar com o Facebook. A partir disso as informações pessoais do usuário são roubadas.

A dica para não cair em tais golpes é sempre a mesma, certificar-se da veracidade das postagens dos amigos e ainda conferir a URL da página.

"Recomendamos sempre verificar a URL para se certificar que está logado na página correta e seguir as orientações de segurança ao navegar nas redes sociais", afirmou o gerente geral da ESET no Brasil, Camilo Di Jorge.