O Facebook cancelou o estágio oferecido a Aran Khanna, aluno da Universidade de Harvad, nos Estados Unidos, responsável por apontar uma falha no aplicativo de bate-papo do site. A decisão foi revelada na quarta-feira (12) pelo Bostom.com.

O estágio do jovem deveria ter dado início ainda em junho, pouco tempo após Khanna ter desenvolvido uma extensão para o navegador Chrome que mostrava em um mapa a localização de todos os amigos com que ele havia conversado através do Messenger.

O Facebook, por sua vez disse que o estudante, além de mostrar o problema, utilizou uma técnica digital para obter dados do site. Além disso, Khanna havia violado "os elevados padrões éticos" da rede social ao publicar a sua descoberta.

O Boston.com disse ainda que o jovem já estava com as malas prontas para assumir o estágio em outra cidade, e que faltava apenas duas horas para sua viagem quando foi avisado sobre o cancelamento do programa de verão.

O convite para o estágio havia sido publicado em maio, no mesmo blog em que desenvolveu o plugin, nomeado de "Marauder’s Map". O serviço estava disponível para qualquer usuário do Facebook.

As informações de localização usadas por Khanna eram todas fornecidas pelo aplicativo. "Você pode não acreditar que essas mensagens etiquetadas com a localização fornecem dados realmente invasivos sobre qualquer um, desde que ele esteja usando o app, com o GPS ligado e escolha compartilhar sua localização", afirmou Khanna.

Em três dias, a extensão foi baixada 85 mil vezes. Porém, o Facebook interviu e solicitou que Khanna desativasse o invento.

Mesmo com o estágio cancelado no Facebook, o estudante superou o desentendimento com o Facebook, e ainda disse que tudo foi um grande aprendizado. Além disso, ele conseguiu um excelente estágio em uma startup do Vale do Silício.