Você com certeza deve seguir alguma marca em suas redes sociais, seja pelo Facebook ou Instagram, e provavelmente deve ter notado também que alguma já o convidou para seguir no Snapchat.

Muitas marcas e inclusive blogueiros já estão conectados ao aplicativo que está mostrando ser tão promissor quanto outras formas de publicidade e relacionamento com o cliente.

O que é Snapchat?

O Snapchat é um app de conversas instantâneas, similar ao Whatsapp, no qual os usuários podem tirar fotos, gravar vídeos e adicionar textos e desenhos à imagem, além de escolher o tempo que a imagem ficará ativa e mandá-la para qualquer um de sua lista de amigos. O tempo de cada snap é de 1 a 10 segundos, e após aberto, a imagem ou vídeo somente poderá ser vista por quem as recebe pelo tempo pré-determinado. Após o tempo limite, a imagem é excluída do dispositivo e também dos servidores.

O app foi fundado nos Estados Unidos por Evan Spiegel e Bobby Murphy e hoje com dois membros a mais, o Snapchat contou com um aporte de US$ 14 milhões no fundo venture capital Lightspeed e, recentemente, levantou US$ 60 milhões de investimentos, atingindo a uma valorização de US$ 800 milhões. Atualmente o app é, de longe, a maneira mais fácil e ágil de compartilhar imagens por aparelhos móveis. Contando com mais de 150 milhões de imagens compartilhadas e 200 milhões de mensagens trocadas por dia, ultrapassa o Instagram na quantidade de fotos compartilhadas, algo impressionante para um aplicativo com apenas dois anos de lançamento. Disponível nas plataformas iOS e Android, é possível realizar o download do app através de seu site.

Pontos positivos do Snapchat para a sua empresa

Preview e aproximação com o cliente

Ao começar a ter alguns clientes em seu Snapchat, você passa a ter a possibilidade de mostrar a ele mais do que ele conhece através das outras redes sociais e por ser um app que conta apenas com alguns segundos de visualização, isso gera uma curiosidade ainda maior. Dessa forma, há como explorar ainda mais o Snapchat a favor de sua empresa, enviando, por exemplo, prévias da criação de uma nova coleção, uma sessão de brainstorming, a chegada de novas mercadorias e até mesmo deixar o cliente participar do making of das campanhas da marca e deixá-lo por dentro de tudo o que está acontecendo nos eventos. Se você tem um restaurante, por exemplo, pode enviar diretamente imagens do que está rolando na cozinha.

Já um blogueiro que normalmente faz muitas viagens a trabalho pode estar enviando em tempo real fotos e vídeos do lugar onde está, mostrando ainda mais do que vai estar nas outras redes, e com isso acaba deixando o cliente ainda mais próximo deste "universo" e melhorando o relacionamento com ele, ou seja, deixa o cliente participar diretamente do que ocorre "por trás dos bastidores" que vai ser visto apenas no Snapchat durante aqueles segundos, o que vai instigá-los ainda mais, deixá-los curiosos e animados com o que está por vir.


Blogueira Camila Coelho em um vídeo respondendo perguntas enviadas ao seu Snapchat

Ações promocionais

Além dos tradicionais sorteios que acontecem pelo Instagram e Facebook que são uma ótima forma de ganhar seguidores, há também as promoções realizadas no Snapchat onde o cliente pode simplesmente receber um "Snap vale desconto", além disso, pode-se também estar enviando perguntas aos usuários em busca da melhor resposta, ou dar um prêmio para quem responder mais rápido. Podem ser realizadas também algumas vantagens especiais para os seguidores,enfim, há diversas formas de interação que podem virar ações promocionais.


Iogurteria dos EUA (Handles) que interagiu com clientes através de uma ação promocional para quem tirasse um Snap provando um de seus produtos

Feedback

É claro que é preciso explorar as ideias para deixar o Snapchat da sua empresa interativo e, acima de tudo, a cara do seu público-alvo. Porém, fazendo tudo isso de forma certa, a marca irá garantir que os usuários falem da sua empresa com outras pessoas, além da questão de ser mais uma rede disponível para entrar em uma forma de contato mais direta com o público. Uma das coisas mais gratificantes ao cliente é o relacionamento da marca para com ele. E quando ele sente essa relação, com certeza sua empresa terá o melhor retorno possível.


Os usuários começam a interagir com a marca

Pense que o aplicativo também será bem-vindo mesmo que sua empresa estaja apenas começando, mas será uma boa forma de mostrar e compartilhar cada etapa dela com o seu público.

Que tal fazer o Snapchat da sua empresa agora?