A partir desta quarta-feira (12), o Twitter abandonou uma de suas características mais marcantes, ou seja, o número limitado de 140 caracteres para as mensagens diretas, as famosas DMs. A mudança é válida para todas as principais plataformas, como os aplicativos Android e iOS e ainda nos navegadores.

O Twitter conta atualmente com mais de 316 milhões de usuários no mundo, e a atual iniciativa faz parte de uma série de medidas que a rede social tem tomado ao longo dos últimos meses. Entre as recentes mudanças estão a possibilidade de comentar retweets, a simplificação da sessão "trending topics" e ainda um serviço de autoatendimento de publicidade.

O brasileiro Rafael Dahis, gerente de produtos para mercados internacionais do Twitter disse que a ideia principal é facilitar o modo que os usuários acessam a rede social em busca do que está ocorrendo no mundo e também para se comunicar.  "O ritmo de mudanças vai continuar intenso até o final do ano", afirma.

Conforme Dahis, o fim do limite de caracteres foi uma demanda criada pelos próprios usuários, que querem comentar entre si os assuntos em evidência na rede sem ter que quebrar as mensagens.

Atualmente, 80% dos acessos ao Twitter ocorrem através de dispositivos móveis, mesmo assim, não há intenção de criar um aplicativo próprio para troca de mensagens, como o Facebook possui.

As novidades do Twitter não devem parar, nos próximos meses deverá surgir uma lista "Trending News", sugestão também dos usuários. Com isso, as notícias mais engajadas ao longo do dia ficarão registradas, e ainda os links mais interessantes.

"As pessoas já utilizam o Twitter para se manter informadas do que acontece no mundo", afirma Dahis.

Ainda há um projeto secreto, intitulado como Lightning. "O Lightning é o nosso grande projeto secreto", diz Dahis. A única informação que ele pode repassar é que a iniciativa irá destacar os principais momentos do Twitter.