Nesta quinta-feira (6), o robô Curiosity está completando três anos de missão em Marte. Para comemorar a data, a NASA lançou duas ferramentas que permitem que o usuário explore o Planeta Vermelho. A primeira, chamada de Experience Curiosity, com interface 3D, que mais parece um game, permite ao usuário guiar o robô pelo planeta.

O programa em questão simula o terreno de Marte com base nos dados revelados pelo Curiosity, bem como pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).

A outra ferramenta online é o Mars Trek, um mapa interativo de alta definição que exibe vários detalhes de Marte. Os dados que constam na exibição foram coletados ao longo de 50 anos.

O aplicativo conta com ferramentas capazes de medir as características da superfície do Planeta e ainda é possível imprimir um mapa em 3D. De acordo com a NASA, astrônomos, amantes da ciência e estudantes podem aproveitar a ferramenta.

Veja também: Entrevista exclusiva que fizemos com a brasileira inscrita no Mars One

O aplicativo já está sendo usado para ajudar na escolha de possíveis locais de pouso para o próximo robô da NASA, que deve ser lançado em 2010. Além disso, o site irá contribuir no processo seletivo de candidatos para a primeira missão de exploração humana, prevista para ocorrer em 2030.

O robô Curiosity pousou em Marte em 6 de agosto de 2012, após percorrer 567 milhões de quilômetros em quase nove meses. Entre as funções do robô está de averiguar as emissões de metano, nitrogênio fixado em sedimentos e ainda encontrar evidências de água.