Atenção pais! Todo cuidado é pouco quando o assunto é criança. Claro que adoramos postar fotos dos nossos filhos nas redes sociais, isso é fato, porém, fica o alerta: Jogadores de RPG estão roubando as fotos de crianças postadas no Instagram para fazer uma representação fetichista.

Assim, como parte de um jogo, as imagens são roubadas das contas da rede social de outras pessoas. Após isso, os jogadores postam as fotos surrupiadas nas suas próprias contas, usando as hashtag #BabyRP ou #KidRP (RP como sigla para role playing).

Como legendas das fotos, histórias fictícias, como convites para que outras pessoas sejam "mãe" ou "pai" adotivos.


Dana Pecina-Phillips, que teve fotos do filho roubadas.

Dana Pecina-Phillips levou um susto ao descobrir que várias fotos de seu filho estavam presentes em uma conta do Instagram de uma mulher, que realizava essa "adoção virtual".

"Eu estava postando fotos do meu filho no Instagram e percebi que alguém havia curtido centenas de fotos dele. Achei estranho. Eu entrei no perfil dela e imediatamente vi que tinha fotos do meu filho. Meu coração parou", disse.

"Conforme ia clicando nas fotos e lendo as legendas, percebi que o que eles estavam fazendo era 'role playing' com meu filho. Entrei em pânico. Comentei dizendo que as fotos eram do meu filho e que era para ela tirá-las de sua conta. Mas ela deletou os comentários e continuou postando ainda mais fotos dele."

"Eu agora tenho de viver com o fato de que alguém tem centenas de fotos do MEU filho salvas no computador ou no celular dela, e que eles podem usar do jeito que quiserem. É um sentimento horrível, de impotência", disse a mãe.

A BBC entrou em contato com alguns dos jogares, e uns aceitaram falar, portanto que não fossem identificados.

"A maioria das pessoas pega as fotos de outras contas do Instagram. Nós podemos usá-las porque não tem marca d'água nas fotos", disse outro.

"Não é errado. Se a conta é pública, as fotos também são", afirmou um outro.

"Eu sei que eles (o Instagram) sempre diz que trabalha rapidamente para tirar esses perfis do ar. Mas esse não foi o meu caso e nem de outras famílias que passaram pela mesma situação."

O Instagram afirmou a BBC que "esse tipo de conteúdo viola nossos termos. Uma vez que um pai, mãe ou responsável reportar a foto, nós agimos rapidamente para remover a foto".

Apesar da maioria desses jogadores parecerem adolescentes, em muitos casos há versões sexualizadas das hashtag.

Questionados do porque de participar desse jogo, um participante disse que "a maioria dos role players faz isso para sair um pouco desse mundo. Eles podem ser alguém que é amado. Eu gosto porque se estou tendo um dia difícil, posso jogar e me divertir com meus amigos."

"Eu tenho saudades de ser uma criança", disse outro.

A dica de Sophie Linington, do site The Parent Zone, para manter as contas nas redes sociais mais seguras é mesmo usar os recursos de privacidade, não aceitar desconhecidos além de não deixar o GPS ativado. Em fotos de criança ainda é possível criar uma marca d’água.

Fonte: BBC