Empresas de tecnologia estão investimento em carros mais tecnológicos, que precisam cada vez menos do esforço humano e ainda que possam garantir maior segurança nas estradas aos seus passageiros. O Google, por sua vez, é umas das empresas que está investindo pesado no setor.

Há algum tempo, a gigante das buscas está testando carros que dirigem sozinhos, e ainda prometeu que eles estarão disponíveis em 2020. Para isso, o Google já se registrou como fabricante de veículos nos Estados Unidos, fato desconhecido por muitos.

De acordo com documentos obtidos pelo jornal britânico The Guardian, o Google Auto LLC foi criado em 2011 e recebeu licença para montar veículos no ano passado.

O jornal também afirma que o Google Auto LLC aparece como fabricante de 23 carros autônomos da Lexus, que estão sendo testados nas ruas sem motorista. Vale notar que, recentemente, um dos veículos acabou se envolvendo em um acidente.

O The Guardian disse que teve acesso aos documentos enviados ao órgão de segurança viária dos Estados Unidos (NHTSA). No documento os protótipos são descritos como "veículos leves de baixa velocidade" que não serão comercializados, por enquanto.

Especialistas acreditam que o Google irá se associar a alguma montadora de veículos para que assim comesse a produzir os seus modelos autônomos. Após isso, sim, a companhia deverá criar a sua própria marca de carros.