Ao longo dos anos, a tecnologia contribuiu muito para as pessoas que convivem com alguma deficiência. No caso dos deficientes visuais, computadores equipados com sistemas que orientam os usuários através da fala serviram para facilitar o uso da máquina. Porém, alguns pontos ainda não receberam muita evolução.

Os relógios, por exemplo, costumam ser obstáculos para as pessoas que não podem enxergar. Pensando nisso, a empresa sul-coreana Dot desenvolveu o primeiro relógio inteligente para deficientes visuais. O dispositivo, chamado de "The Dot", conta com display com 24 pinos capaz de projetar quatro caracteres em Braile em uma única vez. A velocidade de atualização pode ser controlada pelo próprio usuário.

 

De acordo com a empresa, o ponto forte para a criação do mecanismo foi a acessibilidade, já que apenas 1% dos livros existentes é traduzido para Braile, e leitores digitais de livros em Braile custam mais de 2 mil dólares. O Dot será mais acessível, ou seja, em torno de 300 dólares. Além de fornecer as horas,  o relógio também irá ajudar os usuários que não sabem ler em Braile.

O relógio funciona ainda como alarme, e conta com aplicativo de mensagens, capacidade de navegação GPS e conectividade Bluetooth 4.0. A bateria tem autonomia de 5 dias, informa a fabricante.

O relógio inteligente possui a capacidade de reproduzir mensagens em Braille, tanto as mais curtas, como também mais longas. Assim, será possível ler, inclusive, um livro.