Quando estes aparelhos chegaram ao Brasil, na década de 50, muitos afirmavam que o produto não se afirmaria no mercado, era somente mais uma novidade apresentada que com o passar dos anos perderia o interesse e utilização. No entanto, a televisão não se tornou somente um dos eletrodomésticos mais consumidos, mas também revolucionou o mundo, criou tendências e influenciou diretamente no comportamento das gerações vindas após seu invento.

Atualmente é difícil de acreditar que a televisão era considerada um artigo de luxo e que quando apareceu a sua imagem possuía muitos chuviscos, sem uma definição perfeita. Com o passar dos anos, a TV se popularizou, a tecnologia evoluiu, o seu preço diminuiu e encontra-se presente quase em todas as casas sendo comum a existência de mais que um objeto por família. Inicialmente, estes aparelhos eram a preto e branco, enormes e ocupavam muito espaço nas casas.

Entretanto, houve uma evolução realmente impressionante no seu design, características e funções e temos ao dispor televisões a cores, plasma, LCD, LED até chegar à TV ultra slim com Sony 4K (Ultra HD) e ainda tecnologia 3D. A tecnologia 4K - também chamada de Ultra HD ou ultradefinição - consiste em uma evolução na qualidade das telas. Esses displays, basicamente, contam com quatro vezes mais pixels que um aparelho Full HD. Esta tecnologia ganhou um importante aliado, a Associação do disco Blu-ray afirmou que criou um disco compatível com a tecnologia 4K pois atualmente o conteúdo em 4K é basicamente oriundo de serviços de streaming como Netflix e YouTube

Já se começa a ouvir falar em tecnologia 8K que é apontada como a resolução limite para um televisor doméstico, junto com a resolução 4K, devido a limitações do olho humano.

Com a crescente utilização e o número de especificações que foram adicionadas às TVs, estas foram naturalmente desenvolvidas em tamanhos maiores. Quer o utilizador recorra a estes aparelhos para jogar, acessar a internet, ver filmes, programas, fotos como uma melhor qualidade e ainda para permitir a ligação a outros gadgets tornou-se imperativo aumentar a sua qualidade e o seu tamanho. Empresas como a Sony, por exemplo, são umas das pioneiras neste projeto de inovação e tecnologia e os seus televisores estão a ser produzidos com uma espessura reduzida e com diversos tamanhos, entre os quais, alguns muito grandes devido à variedade de funções que estão a ser incluídas nestes equipamentos. A qualidade dos televisores permite uma melhor utilização das grandes superfícies e não é afetada pela distância ao equipamento.

Até ao momento, a maior TV do mundo tem 9 metros de largura, 5 de altura, pesa 1 tonelada e tem 370 polegadas.

A TV é agora um acessório de decoração e é por isso também que os seus tamanho e largura sejam cuidadosamente ponderados aquando do seu fabrico juntamente com a iminente preocupação pela melhoria da sua qualidade. O futuro aponta para esta nova tecnologia em que as TVs terão um tamanho muito maior.