Uma parceria foi fechada entre o Google e o governo do Sri Lanka na última terça-feira (28). Assim sendo, a gigante irá fornecer internet móvel ao país através de balões.

Conforme Mike Cassidy, vice-presidente do Google e líder do Projeto Lonn, o Sri Lanka é o primeiro país do mundo a receber sinal de internet através de balões. Vale lembrar que anteriormente o Google conduzia um piloto na Nova Zelândia.

"Nós já voamos nos trópicos, nas regiões árticas, e a tecnologia está funcionando. Estamos chegando perto do ponto em que podemos trazer a Internet para as pessoas ao redor do mundo", disse Mike Cassidy, um dos líderes do Google Loon.

Os balões do projeto Loon são equipados com antenas para fornecer conexão via internet. Eles voam a 20 mil metros do solo, acima dos aviões e das nuvens. O movimento dos balões se da através das correntes de vento, e assim, conseguem analisar o sentido delas e se mover para outra para se manter em uma área determinada.

"Como resultado desse acordo, toda a ilha do Sri Lanka,  todas as vilas de Dondra a Point Pedro - serão cobertas com internet de alta velocidade acessível usando a tecnologia dos balões do projeto Loon do Google", afirmou o ministro do Exterior, Telecomunicações e Tecnologia do país, Mangala Samaraweera.

O primeiro balão do projeto Lonn começa a voar em 100 dias, e nos próximos meses um total de 13 balões irão sobrevoar o território. Após isso, os provedores de acesso terão de conectar a rede flutuante nas suas próprias instalações, como torres de transmissão.