E o tão aguardado Windows 10 chegou! Com o sistema operacional da Microsoft, muitas novidades. Porém, nem todas podem agradar. Um recurso chamado Wi-Fi Sense, por exemplo, pode acabar prejudicando a privacidade dos usuários. E em tempos em que a privacidade na rede é algo essencial, todo cuidado é pouco. O recurso em questão é responsável por conectar automaticamente o dispositivo às redes Wi-Fi abertas reconhecidas, o que não costuma ser aconselhado por nenhum especialista em segurança virtual.

"Apesar destas características serem potencialmente convenientes para o usuário, existe a preocupação com a segurança e privacidade. Ao acionar esta funcionalidade o aparelho se conecta automaticamente às redes WiFi disponíveis. O problema é que nem todas as redes abertas estão seguras, podendo conectar outras pessoas deliberadamente mal-intencionadas. Acessando a Internet nesses locais o usuário pode ter seu tráfego interceptado por um cibercriminoso", explica Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil.

Assim sendo, uma vez que for ativado, o Wi-Fi Sense acaba aceitando os termos de uso de uma rede aberta e fornece todas as informações pessoais para que o usuário possa usá-la. A ideia, claro, parece até boa, mas pode ser perigosa.

"Em primeiro lugar, conectar automaticamente a redes Wi-Fi abertas não é seguro porque elas podem ser deliberadamente maliciosas e interceptar a sua comunicação e fazer ataques do tipo ‘Man In The Middle", disse Mariano Sumrel.

 "Confiar no sistema operacional para aceitar condições de uso e passar informações como endereço de e-mail também pode ser arriscado, porque nem sabemos se a página é legítima e criptografada", explica ainda.

Felizmente, o problema pode ser resolvido, e nenhum usuário é obrigado a aceitar o Wi-Fi Sense. Para desabilitar a função no celular é bastante simples, basta ir em Configurações > Wi-Fi > Wi-Fi Sense > Desativar. 

Viram só, nada de pânico! Apenas é necessário ficar alerta a esses detalhes para não ser vítima de nenhum problema.