Se depender da Amazon, os drones contarão com uma parte do espaço aéreo para fins comerciais. A Amazon está investindo já há algum tempo em entregas através de drones, porém, as regulamentações estão fazendo com que os negócios fiquem estagnados. Pensando em toda a burocracia do sistema, a Amazon apresentou uma proposta para que uma parte do espaço aéreo seja destinado ao tráfego de drones.

Tal proposta foi apresentada durante uma Convenção da NASA na Califórnia. O documento afirma que nos próximos 10 anos existirão milhares de drones sobrevoado as cidades, e muitos deles percorrendo seu trajeto de modo automatizado.

O documento da Amazon propõe a restrição de uma área de 60 a 120 metros de altitude para o uso de drones em alta velocidade. Além disso, a sugestão inclui uma outra área de cerca de 30 metros acima, que seria destinada para separar os drones das aeronaves habituais. Nesta área ficariam os drones de baixa velocidade, que apresentam menor risco.

"A nossa forma de garantir uma maior segurança é exigindo que conforme o nível de complexidade do espaço aéreo aumenta, o mesmo acontece com o nível de sofisticação do veículo", disse Gur Kimchi, vice-presidente e cofundador do projeto de entregas via drone da Amazon.

"É realmente uma chamada para ação", disse Gur Kimchi. "Nós precisamos nos aproximar tanto como indústria pública e privada, Nasa e Amazon e tantas outras companhias aqui". 

O projeto apresentado pela Amazon conta ainda com cinco recursos que deixariam que os drones pudessem voar com segurança nas áreas demarcadas. São eles: um sistema de GPS avançado para uma correta identificação do seu destino; internet de alta qualidade para transmissão de dados com total segurança; planejamento de voo; capacidade de comunicação com os outros drones para evitar qualquer colisão; e sensores para proteção de colisões com pássaros, edifícios, cabos.