Você já ouviu falar nesse termo? Se não, possui alguma ideia do que seja?

O conceito de mapa mental consiste em organizar através de diagramas, formas de encontrar soluções para problemas dividindo-os por etapas a serem executadas e, dessa forma, mostrar detalhadamente ideias que possam se tornar imprescindíveis para chegar ao objetivo estabelecido.

O mapa mental pode ser usado em diversas ocasiões, desde para melhorar a capacidade de memorização, como também para elaboração de pautas de palestras, organização da agenda social, elaboração do roteiro de uma viagem, planejamentos de negócios de uma empresa, divisão de matérias e assuntos a serem estudados, organização de eventos ou até mesmo para programas mais complexos como os de engenharia de software.

Como fazer um mapa mental?

Há diversas maneiras para a criação de um mapa mental. Pode ser feito tanto manualmente com caneta e papel como também em programas especiais criados unicamente para esta tarefa.

O fato é que sendo este mapa manual ou programado, o princípio será o mesmo. Deve-se partir de uma razão localizada no centro e partir daí, realizar a divisão das etapas e o que terá em cada uma delas.

Veja o exemplo abaixo:


Fonte: Dados primários do Google

Se para a organização de um simples churrasco houve todas essas questões a serem pensadas, imagine então para um evento importante ou planejamentos empresariais?

Ou seja, o mapa mental além de ajudar nos processos para que nada seja esquecido, também auxiliará a encontrar novas soluções, relatar todas as possíveis opções que podem ser realizadas de acordo com cada tarefa, e o melhor de tudo, esclarece todos os fatores a serem resolvidos em um único plano, e tudo isso ainda ajuda nas questões de explorar a memória melhorando sua capacidade de investigação e armazenamento de informações.

Dicas de Programas para Mapas Mentais:

Confira algumas opções para criação de um mapa mental em programas específicos:

Free Plane: Sua interface é super simples além de ser gratuito e disponível para Windows, MAC OS e Linux.

XMind: Esta consiste na sua versão gratuita, as pagas são XMind Pro e XMind Plus. Todas estão disponíveis para Windows, MAC OS e Linux.

Mind Meinster: O programa possui versão free e paga, porém com a grande vantagem de ser online e acessível em qualquer máquina: https://www.mindmeister.com/pt

Além disso também está disponível em versão de aplicativo gratuito para iOS e Android.

Coogle: Também é online, gratuito e ainda permite que mais de uma pessoa possa trabalhar no mesmo mapa mental: https://coggle.it/

É bem provável que você já tenha diversas situações para pôr em prática o uso de um mapa mental para auxiliá-las. Não deixe de experimentar!

Bônus: Confira aqui o curso online mapas mentais express