Ah, se os que não leem soubesse que quem lê vive 2 vezes. Uma vida real e uma outra que parece imaginária, mas que é indelevelmente real.

A frase acima, do escritor mineiro Affonso Romano de Sant'Anna devia ser um mantra das escolas brasileiras. Sempre, e ainda mais agora, que infelizmente a leitura anda tão pouco frequente no Brasil. Alguns culpam as escolas que não oferecem boas opções aos jovens quando eles estão formando os hábitos que levarão pro resto da vida, alguns dizem que o preço torna difícil a prática do hábito, outros simplesmente dizem não gostar, e preferem algo menos entediante como videogame ou alguma outra atividade, etc. Isso é fato, afinal, pesquisas apontam que o Brasil no ano passado cerca de 70% dos brasileiros não leram um livro sequer e os dados vem piorando a cada ano.

Bom, mas o texto de hoje não se propõe a discutir, tampouco achar a solução. O fato é que aqueles que leem parecem viver num mundo à parte, concorda? Fóruns de leitores são poucos, canais do YouTube que fazem unbox e resenhas são escassos e redes sociais então é pior ainda. Quando foi a última vez que você conseguiu discutir sobre alguma obra que estava lendo no Facebook, por exemplo?

Pois é, maaas seus problemas estão com os dias contados, horas, minutos na verdade. Vamos ver como funciona o Skoob, a maior - e acho que única - rede social exclusiva para leitores. Nela você poderá manter registro do que leu, está lendo, quer ler, resenhar, comentar, dar nota, ter amigos, fazer todas as opções nos livros dos amigos, participar de sorteios, etc.

Vamos ver como funciona o Skoob a partir de agora.

Logo no início, assim que você acessa a página inicial, irá ver um resumo das atividades do portal, por exemplo: As cortesias disponíveis, sim, há um grande número de sorteios de livros (já já falaremos mais sobre isso); os últimos lançamentos, quais os títulos mais buscados hoje, as editoras e os livros em destaque. E o melhor, clique em qualquer título da página inicial e você verá informações detalhadas sobre.

Skoob - A rede social que você precisa usar

Bom, feito o seu cadastro, acesse o seu perfil e você poderá ver como anda sua biblioteca virtual. Lá estarão um resumo da sua vida literária, como, por exemplo o número de:

  • Livros lidos;
  • Livros sendo lidos;
  • Livros que você quer ler (a interminável lista que nunca daremos conta);
  • Livros que você esta relendo;
  • Livros abandonados;
  • Livros resenhados.

Além disso você poderá ver o seu "paginômetro", que é o número de páginas lidas com base nos livros informados como lidos, sendo lidos, etc. Você ainda verá o resumo de seus livros favoritos, aqueles que você possui fisicamente, quais deseja, quantos foram emprestados, quantos estão para a troca e qual a sua meta de leitura para o ano.

Skoob - A rede social que você precisa usar

E o que é a meta de leitura? Como o Brasil lê cada vez menos, o pessoal do Skoob lançou uma iniciativa louvável: Fomentar a leitura, pelo menos entre aqueles que já são leitores assíduos. A meta do ano é que a comunidade leia pouco mais de 1 milhão de livros. A cada 250 páginas que o leitor ler ele ganha 1 medalha, eu, por exemplo, estou com 21. A meta ainda está longe, 30%, total de quase 350 mil livros terminados pelos usuários.

Skoob - A rede social que você precisa usar

Como dissemos o site é uma verdadeira rede social e por isso não podem faltar os amigos, certo? Eles também aparecem em sua página inicial, bem como aqueles que você segue, quem segue você, autores do seu interesse, grupos, editoras e até sugestões de novos contatos. Claro que o feed de atividade desse pessoal todo também será exibido, podendo você, inclusive, dar um rostinho feliz (o equivalente à curtida do Facebook), comentar, etc. Ahh, e se você estiver sem amigos o Skoob te sugere alguns calculando a compatibilidade entre vocês com base nas obras lidas por ambos.

Skoob - A rede social que você precisa usar

Tá vendo aqueles númerozinhos vermelhos ali em cima? São as notificações, por exemplo, os grupos (uma espécie de fórum, possui várias temáticas), e, um dos recursos mais bacanas: as editoras. Navegando por essa aba você poderá ver o que está sendo lançado no mercado editorial nacional e concorrer a diversas promoções, oferecidas diariamente (somente ontem foram ofertados 10 novos exemplares para sorteio !! ).

Skoob - A rede social que você precisa usar

Mas passemos à parte mais legal: catalogar sua coleção e atividade de leitura.

Notou aquela barra de busca lá em cima? Lá você irá digitar o nome do livro, autor, editora ou ISBN. Encontrando o livro desejado você poderá ir até sua página. Lá verá todo o tipo de informações sobre a obra.

Entre as informações estão a ficha técnica, que contém, além do mais óbvio (capa e autor) o ISBN, editora, edição, idioma (pois o site possui literatura de todos os cantos do mundo), ano e páginas. Além dessas há a descrição, normalmente a mesma da contracapa ou orelha, resenha de quem já leu, quantos já leram (saiba se ele é popular), quantos estão lendo, abandonaram, relendo, nota média, vídeos relacionados, além das suas próprias infos quanto à obra, caso você as tenha cadastrado. O site oferece ainda os preços pelos quais o livro está sendo comercializado nas maiores livrarias online do Brasil.

Skoob - A rede social que você precisa usar

O registro explora até as avaliações por sexo e qual a porcentagem de nível e de estrelas recebidas por eles. Tags populares para ele e pessoas que trocam também são exibidas.

Uma das minhas partes preferidas do site é a sessão "Similares" onde são exibidos livros semelhantes, ideal para você que gostou de algum estilo ou assunto e quer mais do mesmo. Clicar no nome do autor também pode ser uma boa, assim você poderá ver a obra completa dele e escolher qual será o próximo livro a ser encarado.

Está sem ideias sobre o que ler? Então navegue pelas diferentes categorias do site, como o "Top Mais", onde poderá buscar os 100 mais lidos, ou que estão sendo lidos, desejados, favoritados, etc.

Skoob - A rede social que você precisa usar

Outra parte favorita (acho que todas são) é a sua estante. Lá estão agrupados todos os livros que você marcou, seja como lido, lendo, quer ler, etc. Nela você poderá navegar pelas categorias, tags, classificar, ver quando ele foi lido, etc.

Skoob - A rede social que você precisa usar

Mas e como registrar essas infos? Bem, digamos que você esteja na página de um livro que ainda não registrou nenhuma atividade. Tudo que você precisará fazer é clicar no sinal de "+" ou em "adiciona" e selecionar qual o seu status. Logo abaixo desses botões há também a opção de favoritar, marcar como troca, meta de leitura, etc.

Skoob - A rede social que você precisa usar

Depois que elas forem para sua estante, vá lá, clique no "+" sobre a capa do livro e uma série de novas informações poderão ser adicionadas, como histórico de leitura, data e muito mais. Outra coisa legal é que absolutamente TODAS as suas ações poderão ser compartilhadas no Facebook, como algum livro terminado, iniciado, alguma atividade de leitura, resenha, etc.

E o site não se restringe somente a livros ou literatura. Você encontrará mangás e revistas, por exemplo. Mas e se você está se perguntando como a sua base de dados cresce e se atualiza com os lançamentos, eu explico: Somos nós, leitores e usuários quem cuida da comunidade. Eu mesmo já adicionei alguns livros que li e que não haviam na base de dados. Rápido e fácil agora disponíveis para qualquer um que queira consultar a mesma obra.

Lembra que eu falei antes que era possível a troca de livros entre os usuários? Pois é, atualize a sua conta para a versão plus gratuitamente e comece a renovar sua biblioteca hoje mesmo. São mais de 2 milhões de leitores e mais de 12 milhões de livros para a troca. Os usuários são classificados após cada troca e assim a comunidade vai se tornando cada vez mais confiável com base nas reputações atribuídas. Há inclusive um esquema em que você pode fazer a troca sem ter livro para enviar, tudo através de um sistema de créditos, não créditos monetários, mas sim em créditos de troca. Funciona assim: Você envia um livro pedido e ganha 1 crédito, quando quiser um livro depois é só usar esse crédito ;)

Skoob - A rede social que você precisa usar

E pra fechar com chave de ouro, a rede também possui seu app para iOs e Android (WP em breve). O app é recente e ainda não tem 100% das funcionalidades presentes na versão desktop, mas mesmo assim já quebra o galho com folga quando você precisa dar uma olhadinha rápida na comunidade, como por exemplo, quando está numa livraria e quer lembrar qual era o título que tinha visto dias atrás.

A função de escanear o código de barra é a mais legal, e ir em uma biblioteca enorme e ficar lendo os códigos e salvando os livros que tem vontade de ler é muito mais fácil do que digitar e procurar por nome, autor, etc.

Skoob - A rede social que você precisa usar

Bom pessoal, convido todos vocês a fazerem uma conta no Skoob, ajudar a bater a meta de leitura para 2015 e se quiserem, me adicionar como amigo. Vamos compartilhar nosso gosto pela leitura.