De acordo com o relatório, o novo líder no segmento é a GVT, que foi apontada como a melhor banda larga do Brasil, sendo a ideal para assistir conteúdos do serviço de streamings de vídeos. Até então, quem liderava esse segmento era a TIM, que pela primeira vez desde janeiro, perde no comparativo.

A velocidade entre cada operadora não difere muito, sendo que os usuários do serviço da GVT, que assistiram aos vídeos do serviço, alcançaram uma velocidade média de 3,32 Mbps no último mês, já os assinantes da Live TIM, alcançaram uma média de 3,31 Mbps, seguidos pelos assinantes da NET Virtua, com velocidade média de 3.08 Mbps no mesmo período. Seis empresas e serviços participaram da pesquisa, entre eles a GVT, TIM, NET, ALGAR, Oi e Telefônica, sendo está a ficar na última colocação, com apenas 1,26 Mbps.

Velocidade da internet no Brasil em 2015
Velocidade da internet no Brasil em 2015

No início de 2014, a Oi, que hoje ocupa a penúltima colocação neste segmento, conseguiu desde agostos do mesmo ano, superar a Telefônica, empresa que teve no último mês de junho, o pior resultado de sua história e o segundo desde o início das anotações de dados por parte da Netflix.

Para se ter uma ideia da qualidade ou falta de qualidade do serviço oferecido pelas operadoras no Brasil, vamos comparar com o ranking de outros países; nos Estados Unidos a operadora líder do mercado no mesmo segmento, contabilizou uma média de 3,58 Mbps, já na França, a empresa líder alcançou uma velocidade média de transmissão de dados de 3,86 Mbps, ou seja, 0,54 Mbps a mais que a primeira colocada no Brasil.

Mas de que forma a Netflix realiza esse relatório? De acordo com as informações prestadas pelo serviço, os dados são apontados durante o horário nobre de acesso, uma vez que a velocidade de internet influencia e muito na qualidade de resolução e de visualização dos conteúdos apresentados pelo serviço, pois quanto mais rápido essa transmissão for, melhor para o usuário. A Netflix mede a velocidade de internet dos principais provedores em 28 países, incluindo o Brasil.