Se você acompanha nossa série de postagens sobre a história do Google, então está a par das brincadeiras que a empresa costuma fazer, os easter eggs e tudo o mais. Como é característico da companhia, as brincadeiras são incríveis e muito criativas.

Confira a partir de agora a primeira parte desse apanhado de truques escondidos.

Easter Egg

Não poderíamos começar essa lista com outro que não fosse um próprio ovo de páscoa, ou seja, um easter egg, que é como é chamado estes elementos escondidos que fazem alusão aos chocolates que temos que procurar durante a páscoa e estão nos games, filmes, séries de tv, e, claro, no maior buscador do mundo.

Você sabia que a barra de busca serve como uma poderosa calculadora? Permitindo as mais complexas formas, equações e gráficos. Uma verdadeira calculadora científica, porém, ainda mais potente, já que foi feita pelo Google. E será justamente essea função de criar gráficos que será usada por muitos Easter eggs.

Pois bem, vá até o Google e digite: 1.2+(sqrt(1-(sqrt(x^2+y^2))^2) + 1 - x^2-y^2) * (sin (10000 * (x*3+y/5+7))+1/4) from -1.6 to 1.6

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

"Askew" ou "Tilt"

Procure uma dessas 2 palavras no Google e a página de resultados será exibida com uma leve inclinação à direita.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Atari Breakout

Essa você vai adorar se tiver uns 25 anos ou mais. Faça o seguinte: Vá no Google Images e pesquise por Atari breakout. Magicamente o clássico joguinho do Atari irá abrir no seu navegador e você poderá jogar normalmente, inclusive podendo compartilhar seus resultados com os amigos nas redes sociais. Os bloquinhos são formados pelas imagens, escolhidas randomicamente, da busca do Google.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

"Do a barrel roll" ou "Z or r twice"

Se você jogar algumas destas 2 frases na barra de busca vai fazer com que os resultados deem um giro de 360 graus. Esse easter egg faz referência à série de games Star Fox lançada originalmente nos anos 90 para Nintendo 64, onde o jogador podia fazer esses movimentos.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Zerg Rush

Mais um joguinho do Google. Busque por estas palavrinhas e um monte de letras "O" do logo do Google irá começar a invadir sua tela. Estes atacantes irão tentar destruir os seus resultados de busca. Para impedi-los você tem que clicar em cima das letrinhas até matá-las. No final do jogo, as letrinhas se agrupam para formar as letras "GG", sigla gamer para "Good Game" (bom jogo).

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Bletchley Park

Procure por estas 2 palavrinhas e o card do "Bletchley Park" vai ser decriptografado pelo Google. A brincadeira é porque a propriedade, Bletchley Park, na Inglaterra, é a sede da Government Code and Cypher School, algo como Escola Governamental de Código e Criptogramas. Durante a segunda Guerra Mundial o local foi um dos mais importantes para quebrar o sigilo das comunicações do Eixo.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Recursion

Se você procurar por "Recursion", o Google vai perguntar se você quis dizer "Recursion". As 2 palavras estão iguaizinhas, certo? Não entendeu a brincadeira? Pois eu explico: A tradução para essa palavra, recursividade, descreve algum processo no qual alguma cosia é repetida inúmeras vezes, como imagens repetidas ao se colocar um espelho em frente ao outro. Na computação a recursividade significa uma função ou método que pode invocar a si mesma, ou seja, ficar se repetindo.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Conway’s Game of Life

Se você buscar por essas palavras acima seu navegador vai entrar em um simulação de vida. Sim, isso mesmo. A loucura representa uma automação celular criada pelo matemático Horton Conway. O esquema é um jogo de zero-jogador, ou seja, sua evolução é determinada pelo seu estado inicial, sem necessidade de novas contribuições. Parece besteira, mas é utilizado para diversos testes de linhas sucessórias em vários campos da ciência. Dizem que se você olhar com atenção verá que o que está sendo soletrado é na verdade a palavra Google.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Google Pacman

Busque pelo nome deste famoso game dos anos 80, e seu navegador vai se transformar em um verdadeiro árcade.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

"blink" ou "blink html"

Blink em inglês significa piscada, e se você buscar por isso em sua barra, os resultados de busca terão elementos que ficam piscando na tela a todo momento.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Webdriver Torso

Se você pesquisar por este nome estranho vai ver o logo do Google virar uma animação. Ela representa o "Webdriver Torso" que significa a quantidade de vídeos que o YouTube recebe por segundo, seu número de inscritos, etc. Tudo isso é representado por escalas mensuradas pelos tamanhos dos retângulos. Se você achou interessante busque saber mais sobre o assunto, ele é um tanto complicado para ser passado por aqui.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Flip a coin

Precisando tirar um cara ou coroa rapidinho, mas está sem moeda? Então digite a expressão acima e o Google te ajudará a decidir sobre o que você estiver indeciso. Para esse truque você precisa estar usando o Google em inglês.

Não consegue usar o Google em inglês? Então apenas adicione "?hl=en" ao final da url (sem as aspas) e pronto: https://www.google.com/?hl=en

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Bacon Number

Conhece o ator kevin Bacon? Com este truque você pode descobrir qual o grau de ligação dele com qualquer outro ator ou atriz ou até personalidades que tenham aparecido em algum longa (como o presidente Obama). Funciona assim: Coloque um nome qualquer, e o Google vai traça ruma ligação de filmes que esse(a) pesquisado(a) até encontrar um ponto em comum com Kevin Bacon.

Explicando com exemplos: Coloquei o brasileiro Rodrigo Santoro e descobri que o "Número Bacon" dele é 2. Isso porque Santoro contracenou com Michael Fassbender em 300 (grau 1) e Fassbender contracenou com Kevin Bacon em X-Men: Primeira Classe (grau 2). Esta brincadeira também só vai funcionar se você estiver usando a versão em inglês do buscador.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

"Anagram" ou "define anagram"

Sabe o que é anagrama? São palavras ou frases que podem ser escritas exatamente com as mesmas letras de uma outra palavra ou frase. Por exemplo: Com as letras da palavra "Argentino" podemos escrever "Ignorante", ou então "Poder" pode virar "Podre". Busque pelas palavras acima e o Google fará uma brincadeirinha. Precisa estar no buscador em inglês.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Google in 1998

Usando a versão em inglês do serviço digite a frase acima e você poderá voltar no tempo e ver como era o Google em seus anos iniciais.

Os melhores truques da busca do Google (parte 1)

Gostaram? Então deixe um comentário incentivando a segunda parte dessa matéria e compartilhem esse post pelo universo, pois aqui estão apenas 15, e nem chegamos na parte da calculadora, do Maps, etc.