Na guerra pelos holofotes da tecnologia, Samsung e Apple travam constantes embates "sangrentos". Quando vemos o lançamento de uma das empresas, logo se espera uma resposta à altura vindo da outra parte. Depois do lançamento ostentação do iPhone 6 e Plus, não se esperava menos que um grande produto vindo do lado sul-coreano. 

O Galaxy S6 chegou com um irmão, em tela curva, o Galaxy S6 Edge. Aparelhos de pura ostentação e elegância, foram lançados em março, mas desembarcaram no Brasil somente em abril. Mas será que o desempenho e usabilidade são dignos da sua posição? É o que vamos ver agora. 

O Galaxy S6 Edge foi cedido para o Oficina da Net via Cissa Magazine

Primeira olhada 

Já tive a oportunidade de testar aparelhos incríveis, lindos e funcionais. Mas nenhum deles me gerou tanto entusiasmo quanto o Galaxy S6 Edge. Até hoje ele é, sem dúvidas o smartphone mais lindo que já utilizei. Os traços da tela com as bordas suavizam a pegada dele, fazendo os 5,1 polegadas parecerem bem menores do que aparentam. Os detalhes em metal sofisticam ainda mais o aparelho, Premium que é. Claro, é preciso dizer que em alguns pontos do seu design ele se parece muito com o iPhone 6. 

[CATEGORIA]107[/CATEGORIA]

O Galaxy S6 Edge reune tudo de melhor disponível no mercado mobile atual,em termos de design. Metal, vidro e uns poucos detalhes em polietileto.

Vamos por partes: Na parte frontal temos um display HD de 5,1 polegadas, protegido pelo vidro Gorilla Glass 4, a excelente câmera frontal de 5 megapixels, os sensores de proximidade, impressão digital acoplada ao botão home e o LED de notificações, além da saída de áudio para realizar chamadas. 

A traseira é igualmente revestida com Gorilla Glass 4; de aparência chapada, só possui uma elevação para acomodar a câmera traseira de 16 megapixels (não se engane, vamos falar bem da câmera no momento oportuno). Ao lado ficam o flash LED e os sensores de batimentos cardíacos. 

No topo é possível ver três elementos, o slot para inserção do cartão nanoSIM, mais um sensor e o microfone que ajuda a dispensar ruídos externos e a melhorar a qualidade das chamadas. 

A Samsung segue o padrão de colocar botões nas duas laterais de seus aparelhos, portanto, em um dos lados temos o botão de power e do outro, os controles de volume. 

Pra fechar, a parte de baixo que lembra bem o iPhone 6, possui a entrada para fones de ouvido, o conector microUSB 2.0, o microfone principal e o autofalante em posição duvidosa. 

Em teoria, o Galaxy S6 Edge dá a impressão de ser liso e escorregadio, no entanto, seu material de construção e os vidros da Corning elevam a segurança do aparelho. Você também não vai catar a bateria no chão, caso ele caia, afinal, ela não é removível. ;) 

Dimensões 

Como já disse, a pegada do Galaxy S6 é incrivelmente agradável. As bordas curvas dão ainda mais suavidade ao aparelho, sem falar dos poucos 132 g que fazem o smartphone parecer fake na sua mão. Confira as medidas do S6 Edge. 

[CATEGORIA]108[/CATEGORIA]

Se no design ele é imbatível, será que seu hardware também é respeitável? É o que vamos ver agora.  

O "motor" que faz essa máquina funcionar é simplesmente o melhor processador disponível no mercado, o Samsung Exynos 7420 Octa-core (1 processador quad-core de 1,5 GHz - Cortex A53 e 1 processador quad-core 2,1 GHz - Cortex A57). Junto com a GPU ARM Mali T760 e os 3 GB de memória RAM, o Galaxy S6 Edge possui o hardware mais imponente do mercado atual.  

[SPEC]14808,14608[/SPEC]

Na pratica, nem preciso falar, o Galaxy S6 Edge roda absolutamente tudo que está disponível no Google Play, games pesados e com gráficos elevados não são páreo para o potente hardware disponível no smartphone.

Porém, notei um detalhe que não esperava ver em um smartphone de preço tão elevado e com a moral que a família Galaxy carrega. Em um app comum, sem uso excessivo da memória RAM, o Edge acusou a falta de memória (what?!?!). Pois é. O desempenho jamais ficou prejudicado, no entanto, um aviso desses não pode ocorrer, não é mesmo? 

Games como o Real Racing, Asphalt 8 Airborn entre outros aplicativos desenvolvidos para entretenimento são possíveis de serem rodados perfeitamente, nas melhores qualidades gráficas.  


Roda bem, mas o desempenho do piloto...

Desempenho 

Nos testes de benchmarks, o Galaxy S6 arrasou. Foi insuperável e marcou a maior pontuação do AnTuTu - chegando a incríveis 58.251 pontos. Muito mais do que os 50.052 do Galaxy Note 4 e dos 51.750 do Moto Maxx.  

Confira também as imagens dos apps Vellamo e 3D Mark: 

3D Mark 

Vellamo 

Invejável, não é mesmo?  

Display 

Por se tratar do aparelho mais elevado tecnologicamente disponível no Brasil, o Galaxy S6 vem equipado com um display Super AMOLED quadHD de 5,1" - 1440x2560p de resolução. Uma configuração que gera incríveis 577 pixels por polegada. Portanto, é absolutamente impossível ver pontilhados da tela ou falha em ícones.  

A tela possui uma combinação de cores incrível, somada à iluminação que deixa o trabalho com o aparelho ainda mais agradável. Quando em trabalhos sob a luz do sol ou em locais de luminosidade elevada, é possível ver muito bem os elementos da tela. 

As bordas arredondadas da tela parecem ter mais utilidades nas propagandas do que no uso cotidiano. Acionei o relógio noturno, que fica ligado durante o período pré-determinado pelo usuário e, quando lembrei, também utilizei a barra de informações durante o dia. Para "ligar" você precisa deslizar o dedo - de cima para baixo voltando para cima - na lateral do aparelho. Confira na imagem: 

Outro recurso legal, mas que não cheguei a usar, foi o atalho para contatos que está na borda do Galaxy S6. Sempre que precisei fazer uma ligação para minha esposa, por exemplo, fui no acesso direto do discador ou pelo whatsapp.  

Vale mencionar também que em diversos momentos, segurando o smartphone com os dedos indicador e polegar, sem querer você toca a tela na borda, pausando o filme, ou errando o tiro no game. Esse é um fato que necessita adequação, mas pode ocorrer nos primeiros dias. 

Som 

O posicionamento do alto-falante pode ser duvidoso por estar em local onde normalmente colocamos uma das mãos quando jogamos, por exemplo. No mais, a qualidade do som é basicamente boa. Os fones que acompanham o kit do Galaxy S6 Edge são de excelente qualidade. 

Armazenamento 

Você pode largar esse cartão microSD aí caso esteja interessado em adquirir um Galaxy S6. Ele não tem slot para cartão de memória. Ruim? Que nada!  O aparelho tem singelos 64 GB de memória interna, portanto, muito mais que suficiente pra abarrotar de músicas, filmes, séries e aplicativos, sem sofrer com a falta de espaço. E a Samsung ainda disponibiliza um presente bem legal: armazenamento em nuvem no OneDrive. 

Conectividade 

Todas os melhores e piores tipos de conectividade estão presentes no Galaxy S6 Edge. Seja Wifi 802.11 a/b/g/n/ac com canal de 5 GHz, Bluetooth 4.0, Usb 2.0, NFC, A-GPS/GLONASS, HSPA+, LTE 4G, 3G e tudo mais. 

Bateria 

Se há um aspecto em que a Samsung peca é na bateria. Com todos os recursos que o aparelho tem, os 2600 mAh são pouco para suportar a média dos aparelhos top de linha - que duram em média dois dias bem cuidados, normalmente. Podemos dar um desconto se pesarmos a quantidade enorme de tarefas simultâneas que podemos operar durante um dia inteiro com o S6. Mesmo assim uma potência um pouco superior não faria tão mal ao aparelho. 

Se você usar um Galaxy Gear S junto, então, menos tempo de bateria você terá. Sorte que a Samsung entrega com o S6 um carregador Fast Charging - que é capaz de recarregar boa parte da bateria em poucos minutos na tomada. Durante os testes, pude utilizar o S6 durante todo o dia e chegar em casa por volta das 22h com pouco mais de 10% de bateria; suficiente, ao meu ver. 

Câmera 

Esses dias tive de responder um comentário no review do Galaxy Note 4 sobre a "pontuação" da câmera daquele aparelho ser inferior a de outros smartphones que já testamos aqui, como o Moto Maxx, por exemplo. O Galaxy Note 4 tem 16 megapxiels enquanto o Moto Maxx possui 21 megapixels. Expliquei que o banco de dados lê os números, portanto, 21 é maior do que 16; e que o julgamento verdadeiro e pessoal sobre o desempenho das câmeras está escrito no texto. 

Com o Galaxy S6 Edge esse fato pode se repetir, afinal ele também possui uma câmera traseira de 16 megapixels com abertura f 1.9 e imagens que chegam a 4640x3480pixels. Esse hardware é suficiente para render o prêmio de câmera mais sensacional que já testei. Não pela interface - que é praticamente igual em todos os aparelhos da Samsung, mas pela qualidade indiscutível das imagens.  


Boa resposta com pouca luz

Costumo tirar fotos da praça aqui da cidade, com vista para a catedral. Ali é possível ver o trabalho que a câmera faz para enquadrar tudo e equilibrar cores e luminosidade. Com o Galaxy S6 Edge sinto que esse trabalho foi feito com maestria. 

A câmera permite que você se aproxime bem e ainda alcança o foco desejado. 

Ainda na câmera traseira, você pode fazer vídeos em 4K com até 30 frames por segundo.  

Frontal 

A câmera frontal também não possui o maior formato do mercado, são apenas 5 megapixels contra 8 do Huawei Ascend P7, por exemplo. Mas a câmera frontal do S6 Edge é incrivelmente boa. As selfies ficam com qualidade superior a muitos concorrentes na câmera traseira. Você ainda tem a possibilidade de pré-editar a imagem antes de postar nas redes sociais


Filtros para usar na câmera frontal

[CATEGORIA]110[/CATEGORIA]

Eu acredito que a Samsung lute todos os dias pra entregar ao usuário uma interface mais amigável e leve - a fim de não pesar no dispositivo. Mas até hoje eles não têm muito do que se vangloriar. A TouchWiz UI do Android Lollipop é pesada e compromete boa parte do uso da memória RAM (talvez por isso o smartphone acusou falta de memória em alguns momentos).  

O peso da TouchWiz não é novidade, a qualidade da interface também não. Além de ser fácil de mexer, é bonita e personalizável. Os ícones ficam ainda mais bonitos com a luminosidade elevada. 

Você pode escolher onde comprar seus apps, já que a Samsung oferece uma boa loja de aplicativos. Além disso a empresa caprichou em agradar os usuários que investem o valor de um Galaxy S6, disponibilizando uma conta de 6 meses no Google Play Music, até 130 GB de armazenamento no OneDrive por 2 anos, três meses de acesso digital ao jornal O Globo, um eBook grátis por mês no app Kindle para Samsung e outros Gifts disponíveis da loja. 


S Health melhorou muito!

[CATEGORIA]109[/CATEGORIA]

[BUY]14808,true[/BUY]Dono de um dos design mais impecáveis que já vi, o Galaxy S6 Edge é um smartphone a ser batido, seja na beleza, seja no desempenho. Portanto, não me resta outra alternativa se não indicá-lo a todos. Ah, mas tem o preço, não é?  

Então, você pode encontrar um exemplar na Cissa Magazine por R$ 3.654,15. Mas saiba que você estará levando para casa o melhor desempenho em smartphones Android, com câmeras espetaculares, design Premium e aplicativos pro de forma gratuita. A única ressalva é a bateria que poderia durar mais, mas que conta com a ajuda do carregador Fast Charging para momentos de aperto. 

Portanto, se você está disposto a ostentar por aí com o melhor aparelho do momento e pode desembolsar uma grande quantia em dinheiro, o Galaxy S6 Edge é o smartphone indicado para você. Agora, caso a sua grana não atende ao valor cobrado, existem excelentes opções no mercado que podem suprir a sua necessidade neste momento. 

[relatorio]