Mês de férias e você vai viajar? Ou então, que tal começar a planejar as férias de final de ano? Vai visitar alguém? Vai a trabalho? Não importa a situação, o que importa é que agora, independentemente da situação você irá contar com a ajudinha da maior empresa do mundo.

Lançado há pouco (ao menos em versão full aqui no Brasil), o novo serviço do Google, o Google Voos,  ou Google Flights no original, permite que o internauta busque pelas passagens mais em conta. Ok. Daí você me responde: - E aí, vários sites já fazem isso, qual a novidade? E eu respondo: Sim, até fazem, mas nenhum consegue imitar o jeito Google de ser, afinal, quando a empresa de Sergey Brin e Larry Page se propõe a fazer alguma coisa, é garantia de sucesso.

Confira algumas coisas que ele pode fazer por você:

Como navegar no Google Flights

Primeiramente acesse o site e você chegará à seguinte tela:

Para começar a pesquisar voos é só abrir o mapa, apertando no botão destacamo naacima. Você irá para o mapa abaixo. Dentro dele é que a mágica irá ocorrer. Clique em qualquer ponto vermelho (eles representam aeroportos) e pronto. Veja que quanto maior a bolinha, maior a disponibilidade de voos para o destino. Na parte de cima, além da data, obviamente, estão presentes alguns critérios de refino, como preço, número de paradas, companhia aérea, horários e duração do voo.

Informe o local de origem, clique no destino e ele lhe dará as opções de voo. As facilidades do Google são incríveis. Sabe quando você busca um voo em algum site similar e quer mudar apenas 1 dia para ver se está mais barato, por exemplo, do dia 2 para o dia 3? E com isso precisa fazer uma nova busca, perdendo tempo? No Google Flights você tem a facilidade de apenas clicar nas setinhas e em segundos receber a cotação para a nova data selecionada. Você pode ainda criar um "voo composto" com vários destinos, idas e vindas.

Bom, assim que você fizer a escolha do destino e das datas o Flights vai te dar os melhores voos com base em seus critérios.

Selecionado o voo, escolha o horário e você irá ser transferido para as configurações do trecho, como duração, funcionalidades, itinerário, aeronave, paradas, e até espaço para as pernas. Completaço, coisa de Google.

Será nessa parte que vamos finalizar a compra. Note que aqui temos os sites que vendem o trecho escolhido, selecione o que você preferir e finalize sua compra.

Agora que já aprendemos o básico, vamos aprender alguns truques e funcionalidades que só o Google para nos oferecer <3

Destino surpresa?

Quer viajar mas está sem ideia? Ou pior, está com a grana contada? Então confira o mapa, coloque o endereço de partida, a data e veja o que o Google te oferece.

Estou com sorte

Você utiliza o recurso "Estou com Sorte" nas suas buscas? Então confira o mesmo recurso no Google Flights. Use o botão e o serviço irá lhe dar algum destino baseado nos preços, duração do voo, etc. que você tenha pré-selecionado (ou não) e nas suas pesquisas anteriores.

Horários flexíveis

Tem uma certa flexibilidade nas suas datas? Então confira o recurso "Datas flexíveis" e o Google vai te dar um panorama de 1 semana tanto para ida como para a volta. E se quiser mais de uma semana é só ir viajando pelas setinhas.

Outra forma de usar esse recurso é através da agenda. Mesmo resultado num diferente modo de visualização. Confira:

E o que mais?

O Google é tão legal que informações adicionais ainda serão exibidas em vermelho, como "Voo noturno" ou "Muitas vezes atrasa mais de 30 min". Assista o vídeo feito pelo Google explicando tudo que você precisa saber sobre este serviço:

Esperamos que depois dessa dica suas férias sejam mais tranquilas e baratas. O serviço pode ser acessado via navegador desktop ou mobile.

Gostou? Então comente abaixo e conte-nos sua opinião.