Há algum tempo Mark Zuckerberg, criador do Facebook, iniciou uma tradição de uma vez no ano responder as perguntas enviadas pelos usuários da sua rede social durante 1 hora. E ontem, 30 de junho, ocorreu a edição 2015 do Townhall Q & A, ou como eu prefiro chamar: Mark Responde.

Ao todo foram 16 perguntas, de anônimos a um dos homens mais inteligentes do mundo, o físico Stephen Hawking, abordando desde o Facebook, claro, até questões pessoais que Mark pesquisa muito, como as relações interpessoais e a própria felicidade.

Ficou curioso? Então veja abaixo o que foi perguntado pelo público e o que foi respondido por ele. A postagem original com todas as perguntas (cerca de 45 mil) e respostas (apenas 12) podem ser conferidas neste post público do próprio dono do Facebook.

Pergunta 1

Arnold Schwarzenegger: Mark, eu sempre digo às pessoas que ninguém está muito ocupado para o exercício, especialmente se Papas e Presidentes encontram tempo. Você é um dos caras que mais se movimentam do planeta e as gerações mais jovens provavelmente podem reconhecer mais a você do que o Papa - Então me diga como você encontra tempo para treinar e como é o seu regime?

E a propósito, as máquinas vão vencer?

Mark: Ficar em forma é muito importante. Fazer qualquer coisa bem requer energia, e você só tem muito mais energia quando você está apto.

Eu me certifico de treinar pelo menos, três vezes por semana - geralmente é a primeira coisa que faço quando eu acordo. Eu também tento levar meu cachorro correndo sempre que posso, que tem a vantagem adicional de ser divertido, porque ele parece com um esfregão correndo.

E não, as máquinas não ganham =­)

Pergunta 2

Joe Byer: Por que você escolheu colocar seu salário em $1?

Mark: Eu já fiz bastante dinheiro. Neste ponto, estou apenas focado em ter certeza de que eu faço o máximo possível com o que tenho. A principal maneira com a qual eu posso ajudar é através do Facebook - dar às pessoas o poder de compartilhar e de conectar o mundo. Eu também estou focando meu trabalho filantrópico em educação e saúde fora do Facebook . Muitas pessoas morrem desnecessariamente e não têm as oportunidades que merecem. Há muitas coisas no mundo que precisam ser consertadas e eu sou um sortudo de ter a oportunidade de trabalhar em corrigir alguns delas.

Pergunta 3

Rodney Jackson: Mark, amo o Facebook tanto quanto você. Minha pergunta é simples: Você pode pular por cima de uma cadeira como Bill Gates?

Mark: Boa pergunta: Talvez, mas nós não vamos descobrir hoje =)

Pergunta 4

Kirti Sharma: Oi Mark. Qual sua definição de felicidade? E como ela tem mudado nesse tempo em que você evoluiu?

Mark: Ótima pergunta. Para mim, felicidade é fazer algo significativo que ajuda as pessoas e em que eu acredito junto das pessoas que eu amo.

Eu acho que muitas pessoas confundem felicidade com diversão. Eu não acredito que seja possível se divertir todos os dias. Mas eu acredito que é possível fazer algo significativo que ajuda as pessoas pessoas (sic) todos os dias.

Do modo como eu cresci, eu passei a ganhar mais apreço por meus relacionamentos próximos - minha esposa, meus parceiros de trabalho, meus amigos mais próximos. Ninguém constrói algo sozinho. Relacionamentos de longo prazo são muito importantes.

Pergunta 5

Stephen Hawking: Eu gostaria de saber uma teoria unificada da gravidade e de outras forças. Qual das grandes questões da ciência é que gostaria de saber a resposta e por quê?

Mark: Essa é uma das boas!

Estou muito interessado em questões sobre as pessoas. O que vai nos permitir viver para sempre? Como é que vamos curar todas as doenças? Como o cérebro funciona? Como o aprendizado funciona e como podemos capacitar os seres humanos para aprender um milhão de vezes mais?

Eu também estou curioso se há uma lei matemática fundamental inerente às relações sociais que regulam o equilíbrio sobre quem e o que nós todos nos preocupamos. Eu aposto que há.

Pergunta 6

Aakash Chaudhary: Como você reagiria se acordasse na manhã seguinte e não tivesse o Facebook ?

Mark: Eu o construiria =)

Pergunta 7

Jeff Jarvis: Mark: O que você acha papel do Facebook nas notícias? Estou muito feliz por ver os Artigos Imediatos (recurso do Facebook) que incluem um modelo de negócio para ajudar a apoiar o bom jornalismo. Qual é o próximo?

Mark: Pessoas descobrem e leem um monte de conteúdo de notícias no Facebook, portanto, nós passamos muito tempo fazendo com que essa experiência seja tão boa quanto possível.

Um dos maiores problemas de hoje é que ler notícias é lento. Se você estiver usando nosso aplicativo e tocar em uma foto, ela normalmente carrega imediatamente. Mas se você tocar em um link de notícias, desde que o conteúdo não esteja armazenado no Facebook você terá que baixá-lo de algum outro lugar, e isso pode demorar 10 ou mais segundos para carregar. As pessoas não querem esperar tanto tempo, por isso, um monte de gente abandona a notícia antes que ela seja carregada ou não querem ficar clicando nas coisas, mesmo se tivessem vontade de a ler.

Isso é fácil de resolver, e nós estamos trabalhando nisso com os Artigos Imediatos. Quando a notícia é tão rápida, como tudo o mais no Facebook, as pessoas vão naturalmente ler muito mais novidades. Isso vai ser bom para ajudar as pessoas a estar mais informadas sobre o mundo, e isso vai ser bom para o ecossistema de notícias porque ele vai entregar mais tráfego.

É importante ter em mente que os Artigos Imediatos não são uma mudança que fazemos por nós mesmos. Nós podemos liberar o formato, mas vai demorar um pouco para a maioria dos editores adotá-lo. Então, quando você perguntar sobre o "próximo passo", ele realmente está sendo trabalhado para que os Artigos Imediatos tornem única a experiência das pessoas com notícias.

Pergunta 8

Bem Romberg: Olá Mark, conte-nos sobre as iniciativas em inteligência artificial nas quais o Facebook está envolvido...

Mark: A maioria de nossa pesquisa em inteligência artificial está focada em compreender o significado do que as pessoas compartilham.

Por exemplo, se você tirar uma foto com um amigo, então devemos certificar-se de que o amigo o vê. Se você tirar uma foto de um cão ou escrever um post sobre política, devemos entender isso para que possamos mostrar este post e ajudá-lo a se conectar com as pessoas que gostam de cães e política.

A fim de fazer isso muito bem, nosso objetivo é construir sistemas de inteligência artificial que são melhores do que os seres humanos em nossos sentidos principais: visão, audição, etc.

Para a visão, estamos construindo sistemas que podem reconhecer tudo o que está em uma imagem ou um vídeo. Isto inclui as pessoas, objetos, cenas, etc. Estes sistemas precisam entender o contexto das imagens e vídeos, bem como tudo o que está neles.

Para audição e linguagem, estamos nos concentrando em traduzir a fala em texto, texto entre quaisquer idiomas, e também em sermos capazes de responder a qualquer pergunta na língua original que você perguntar.

Esta é uma visão bastante superficial. Há muito mais que estamos fazendo e eu estou ansioso para compartilhar em breve.

Pergunta 9

Shiva Upadhyay: Posso conseguir um estágio no Facebook para networking?

Mark: Claro, todos podem se candidatar a trablhar no Facebook. Aqui estão nossas vagas abertas: https://www.facebook.com/careers

Pergunta 10

Jennifer Lindsay Provan: Hey Mark! Cumprimentos da Escócia! Eu gostaria de fazer uma pergunta inteligente e provocante, mas infelizmente não

tenho nenhuma! Meu filho de 10 anos de idade no entanto quer perguntar o que você levaria para uma ilha deserta com você se pudesse levar três coisas (para sua informação não há WiFi, então sem FB =( ) Obrigado! =)

Mark: Isto depende. Nós estaríamos entregado conectividade com sucesso via satélite através do Internet.org ainda? Porque nós estamos trabalhando nisso, e em um futuro não muito distante, eu tenho certeza que terá, de fato, wi-fi naquela ilha. Nesse caso, eu vou levar minha esposa, meu cachorro e meu telefone.

Caso contrário, eu acho que eu teria levado minha esposa, o meu cachorro e um livro =)

Pergunta 11

Jenni Moore: Para daqui a 10 anos qual sua visão de mundo, onde você acha que vamos estar em uma perspectiva de tecnologia e mídia social?

Mark: Em 10 anos, espero que nós tenhamos melhorado muito a forma como o mundo se conecta. Nós estamos fazendo algumas coisas grandes:

Em primeiro lugar, estamos trabalhando em espalhar o acesso à Internet em todo o mundo através do Internet.org. Esta é a ferramenta mais básica que as pessoas precisam para obter os benefícios da Internet - empregos, educação, comunicação, etc. Hoje, quase dois terços do mundo não têm acesso à Internet. Nos próximos 10 anos, Internet.org terá o potencial para ajudar a conectar centenas de milhões ou bilhões de pessoas que não têm acesso à internet hoje.

Por outro lado, a pesquisa constatou que para cada 10 pessoas que ganham acesso à internet, 1 delas consegue sair da pobreza. Então, se conseguirmos conectar os 4 bilhões de pessoas no mundo que estão desconectadas, podemos potencialmente tirar 400 milhões de pessoas da pobreza. Isso é talvez uma das maiores coisas que podemos fazer no mundo.

Em segundo lugar, nós estamos trabalhando em inteligência artificial porque achamos que mais serviços inteligentes serão muito mais úteis para você. Por exemplo, se tivéssemos computadores que pudessem entender o significado das mensagens no News Feed e mostrar-lhe mais coisas que você está interessado, isto seria bastante interessante. Da mesma forma, se pudéssemos construir computadores que pudessem entender o que está em uma imagem e pudesse dizer a uma pessoa cega que de outra forma não pudesse ver essa imagem, seria tão surpreendente quanto. Isto está ao nosso alcance e espero que possamos entregá-los nos próximos 10 anos.

Em terceiro lugar, nós estamos trabalhando em VR (realidade virtual), porque eu acho que é a principal plataforma de computação e comunicação depois dos telefones. No futuro, nós provavelmente ainda vamos levar telefones em nossos bolsos, mas acho que também vamos ter óculos em nossos rostos que podem nos ajudar ao longo do dia e nos darão a capacidade de compartilhar nossas experiências com aqueles que amamos de um modo completamente imersivo e novo que não são possíveis hoje.

Essas são apenas três das coisas que estamos trabalhando para os próximos 10 anos. Estou bastante animado com o futuro

Pergunta 12

Khizer Ahmed: O que nós podemos esperar do Internet.org?

Mark: Você pode esperar todos conectados no futuro!

Nós estamos trabalhando em dois caminhos principais:

Em primeiro lugar, nós estamos trabalhando em parcerias com operadoras para oferecer serviços gratuitos de Internet básicos em todo o mundo. Isto já está acontecendo em mais de uma dúzia de países e mais de um bilhão de pessoas já podem acessar esses serviços gratuitos de Internet básicos. Temos muitos mais lançamentos previstos em todo o mundo também.

Em segundo lugar, nós estamos trabalhando em novas tecnologias que podem estender ainda mais a conectividade de internet. As principais três coisas em que estamos trabalhando são drones, satélites e lasers. A ideia é que no futuro sejamos capazes de entregar acesso à Internet a partir de um avião ou satélite - e eles vão se comunicar com a terra usando lasers muito precisos na transferência de dados. Nós já falamos sobre alguns de nossos esforços nestas áreas, e nós vamos ter ainda mais para compartilhar em breve.

Este trabalho é muito importante porque a conectividade à internet traz empregos, educação, saúde e comunicação. A pesquisa mostrou que para cada 10 pessoas conectadas, podemos tirar 1 pessoa da pobreza. Assim, através deste trabalho podemos, potencialmente, tirar centenas de milhões de pessoas da pobreza em todo o mundo. Um mundo mais conectado é um mundo melhor!

Pergunta 13

Arianna Huffington: Facebook tem desempenhado um grande papel na indústria de publicação digital ao longo dos últimos anos. Com base em tudo o que aprendeu, como você acha que a maneira como jornalistas e organizações de notícias apresentam suas histórias on-line irá evoluir ao longo dos próximos anos? E que tipos de produtos você está focado neste espaço?

Mark: Eu acho que haverá algumas tendências em riqueza e velocidade / frequência.

Sobre a riqueza, nós estamos vendo mais conteúdo e conteúdo mais rico online. Em vez de apenas texto e fotos, agora estamos vendo mais e mais vídeos. Isto irá continuar no futuro e vamos ver o conteúdo mais envolvente, como VR (realidade virtual). Por enquanto, porém, temos certeza de que as organizações estão entregando conteúdo cada vez mais rico e isso é importante, pois é o que as pessoas querem.

Em velocidade / frequência, notícias tradicionais estão completamente amarradas, mas este modelo tem um papel importante mantendo-nos em contato com as coisas importantes que estão acontecendo constantemente. Há um lugar importante para organizações de notícias que podem entregar pedaços menores de notícias mais rápido e com maior frequência quando em pedaços. Isso não vai substituir o trabalho mais longo e a pesquisa, e eu não tenho certeza se alguém está totalmente pregado a isso ainda.

Pergunta 14

Miller Savetz: Por que você veio com essa de cutucada

Mark: Parecia uma boa ideia na época.

Pergunta 15

Marcel Rukeutukel: O que vai acontecer com o Facebook no futuro?

Mark: Existem algumas tendências importantes na comunicação humana que esperamos melhorar.

Primeiro, as pessoas estão ganhando o poder de partilhar de forma mais e mais rica. Nós costumávamos apenas compartilhar em texto, e agora nós postamos principalmente com fotos. No futuro o vídeo será ainda mais importante do que as fotos. Depois disso, experiências imersivas como VR (realidade virtual) vai se tornar a norma. E depois disso, teremos o poder de compartilhar nossa experiência sensorial e emocional completa com as pessoas sempre que quisermos.

Em segundo lugar, as pessoas estão ganhando o poder de se comunicar com mais frequência. Estamos habituados a ter de estar com alguém em pessoa. Então nós tivemos esses computadores volumosos em nossas mesas ou que poderíamos transportar por aí. Agora temos esses dispositivos incríveis em nossos bolsos o tempo todo, mas nós só os usamos periodicamente durante o dia. No futuro, teremos dispositivos AR (realidade aumentada) e outros que poderão usar quase todo o tempo para melhorar a nossa experiência e comunicação.

Um dia, eu acredito que nós vamos ser capazes de enviar pensamentos ricos e cheios uns aos outros diretamente usando a tecnologia. Você só vai ser capaz de pensar em alguma coisa e seus amigos serão imediatamente capazes de experimentá-la também caso você queira. Esta seria a tecnologia final de comunicação.

Nossas vidas melhoraram assim como nossas ferramentas de comunicação ficaram melhores em muitos aspectos. Nós podemos construir relacionamentos mais ricos com as pessoas que amamos e nos preocupamos. Nós sabemos sobre o que está acontecendo no mundo e como tomar decisões melhores em nossos trabalhos e vidas. Nós também estamos mais informados e podemos tomar melhores decisões coletivamente como sociedade. Este aumento no poder das pessoas em compartilhar é uma das principais forças motrizes do mundo de hoje.

Pergunta 16

Alex Kantrowitz: Oi Mark, vocês fizeram uma ferramenta para deixar todo mundo colocar uma máscara de arco-íris sobre suas fotos de perfil, mas vocês também insistem em ter as pessoas usando seus nomes verdadeiros no Facebook. Muitas pessoas da comunidade trans consideram isto discriminação e até argumentam que coloca suas vidas em risco. Você vai acabar com a prática?

Mark: Esta é uma questão importante. Nomes reais são uma parte importante de como funciona nossa comunidade para uma série de razões.

Primeiro, ele ajuda a manter as pessoas seguras. Nós sabemos que as pessoas são muito menos propensas a tentar agir de forma abusiva em relação aos outros membros da nossa comunidade quando eles estão usando seus nomes reais. Há uma abundância de casos - por exemplo, uma mulher deixando uma relação abusiva e tentando evitar seu ex-marido violento - onde impedindo o ex-marido de criar perfis com nomes falsos e assediá-la é importante. Enquanto ele está usando seu nome real, ela pode facilmente bloqueá-lo.

Em segundo lugar, nomes reais ajudam a tornar o serviço mais fácil de usar. As pessoas usam Facebook para procurar amigos e pessoas que encontram o tempo todo. Isso é fácil porque você pode simplesmente digitar seu nome na pesquisa e encontrá-los. Isso se torna muito mais difícil se as pessoas não usam seus nomes verdadeiros.

Dito isto, há uma certa confusão sobre o que a nossa política é realmente. Nome verdadeiro não significa seu nome legal. Seu nome verdadeiro é o que você passar e aquele pelo qual seus amigos chamam você. Se todos os seus amigos te chamam por um nome alternativo e você quer usar esse nome no Facebook, você deve ser capaz de fazer isso. Desta forma, devemos ser capazes de permitir a todos usarem seus próprios nomes reais, incluindo todos na comunidade transgênero. Estamos trabalhando em mais e melhores maneiras para as pessoas nos mostrarem o seu nome verdadeiro e para que possamos tanto manter esta política que protege tantas pessoas em nossa comunidade e ao mesmo tempo servir a comunidade transgênero.

E assim esgotou-se a 1 hora de perguntas e respostas. Confira o tchau do bilionário.

Mark: Estamos sem tempo! Obrigado por todas as ótimas perguntas. É incrível obter perguntas de um grupo tão diversificado de pessoas em um só lugar. Vejo vocês no nosso próximo Townhall Q & A em breve!

E você, o eu perguntaria para ele? Gostou das respostas? Conte para nós nos comentários abaixo.