Mas como funcionará o aplicativo? De forma bem simples, antes de qualquer coisa, o usuário terá de baixar o aplicativo, após esta etapa, terá ele que criar uma conta na carteira virtual da Play Store, fornecendo nome e CEP, realizado esta etapa, o Google passará a enviar uma pergunta por semana a ele, que terá que respondê-la.

Todas as perguntas irão girar em torno de assuntos referentes a viagens, compra de carros e outros relacionados ao mercado e indústria, sendo elas enviadas de acordo com o perfil de cada participante da pesquisa.

Mas como irei receber esse e outros valores?

O dinheiro por você ter participado da pesquisa será depositado na Google Wallet, local este que poderá ser usado para compra de aplicativos e outros produtos na Google Play Store, por isso da criação do cadastro acima citado. O Google Opinion Rewards aposta no segmento de pesquisas de opinião, que atualmente é um dos serviços mais fundamentais dentro do mercado publicitário e da indústria em geral, uma vez que várias ferramentas do site são direcionadas para este mercado corporativo.

É bom ressaltar que os usuários que aderirem ao aplicativo, devem ter em mente que as correspondências não solicitadas irão aumentar em sua conta de e-mail, avisos de celulares poderão irritar algumas pessoas, pois serão constantes.

Em um comunicado sobre o novo aplicativo, o Google informa o seguinte:

"Responda as pesquisas rápidas e com isso receba créditos do Google Play com o Google Opinion Rewards, um novo aplicativo criado pela ferramenta pesquisa de opinião Google. É muito simples usar esse recurso, basta você baixar o aplicativo em seu dispositivo e responder a perguntas básicas sobre você; após você ter respondido essas questões, enviaremos pesquisas a você cerca de uma vez por semana, podendo ser mais frequentes ou não. Você receberá uma notificação em seu aparelho quando houver uma pesquisa breve e relevante ao seu perfil, além disso, você poderá receber até R$ 3,00 em créditos do Google Play para respondê-la. As perguntas irão girar em torno de: Qual o logotipo é melhor? Qual promoção é mais interessante? Para quando você está planejando sua próxima viagem?.  O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para o sistema Android". 

Agora é só trabalhar.