Nesta época, os escritórios eram tomados por máquinas de escrever e também mimeógrafos, caso quisessem fazer alguma cópia.

Bill Gates e Paul Allen, no entanto, quando fundaram a Microsoft tinham como objetivo mudar a realidade atual, e fazer com que cada mesa de escritório tivesse um computador instalado. O que parecia utopia para muitos, tornou-se realidade no futuro.

Tudo começou quando em janeiro de 1975, uma publicação da revista Popular Electronics apresentava o microcomputador Altair 8800, da empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS). Assim, Paul percebeu que eles poderiam construir um interpretador BASIC para a máquina. Com isso, um programador BASIC poderia programar o Altair com maior facilidade. A ideia deu certo, após apresentado o interpretador para a MITS, ele acabou sendo distribuído como Altair BASIC.

A Microsoft foi fundada em 4 de abril de 1975, e tinha Bill Gates no cargo de diretor executivo. Da época até os dias atuais, a empresa sempre evoluiu, e revolucionou os sistemas operacionais. O grande sucesso da companhia é o famoso sistema operacional Windows, instalado em grande parte dos computadores.

Justamente com o sucesso da companhia, muitos mitos surgiram ao longo dos anos. Muitas inverdades foram repassadas, mas também, claro, algumas histórias verídicas. Abaixo, listamos 10 mitos sobre a Microsoft. Acompanhe:

1. A Microsoft criou a primeira interface com navegação em janelas "Windows"

Até hoje, muitas pessoas acreditam que quem desenvolveu o Windows foi a Microsoft. Vamos recapitular a história: Em 1968, quando Bill Gates tinha apenas 13 anos, o engenheiro Douglas Englebart, do Instituto de Pesquisa de Stantford, revelou ao mundo a sua invenção, ou seja, o mouse. Na época, os usuários de computadores acharam o instrumento revolucionário, já que navegar por janelas ainda não era algo comum. Assim, Englebart ficou conhecido por ter inventado a interface gráfica do usuário, ou GUI. Já no início dos anos 70, uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas Palo Alto, da Xerox, acabou expandindo o conceito já desenvolvido por Englebart, e com isso construiu o Xerox Alto, o primeiro computador pessoal com o padrão "WIMP" GUI, ou seja, com janelas (Windows), ícones, menus e dispositivos de ponteiro.

A história que procede sobre o famoso Windows envolve inclusive, uma disputa judicial. Já em 1979, Steve Jobs, que havia recentemente iniciado a Apple, pagou para poder averiguar as dependências do Parc Xerox. Na ocasião, Jobs, que ficou bastante interessado pelo sistema operacional SmallTalk, desenvolvido pela empresa, solicitou a documentação técnica do produto. Com este documento, Jobs desenvolveu em 1983 o Lisa, o primeiro computador pessoal com interface de janelas. Em 1987, quando Bill Gates lançou o Windows 2.0, a Apple processou a Microsoft por roubo da interface gráfica do Mac. Porém, a Apple acabou perdendo o caso.

2. A Microsoft não se importa com segurança

Os sistemas operacionais da Microsoft, realmente, não são os mais seguros. Tanto que a companhia vive corrigindo falhas de seus sistemas. Tais vulnerabilidades podem sim permitir que hackers possam acessar computadores que não estão devidamente protegidos.

No entanto, mesmo com várias falhas ao longo dos anos, não podemos afirmar que a Microsoft não liga para segurança. A empresa investe pesado no quesito cibersegurança, com uma equipe de nomes renomados. Porém, por ter o seus sistemas instalados na maioria dos computadores, os hackers acabam investindo o seu maior tempo em produtos da Microsoft.

3. A Microsoft é bastante limitada

O que poucos sabem da Microsoft é que boa parte dos seus produtos não foram inventados pela companhia, mas sim comprados de outras empresas e reformulados pela Microsoft. Exemplo disso é que a Microsoft não escreveu o código do Internet Explorer, mas sim licenciou o código fonte do navegador da Spyglass Inc., responsável pelo navegador Mosaic, e com isso usou o mesmo código para algumas versões do IE.

Por essa razão, muitas pessoas defendem que a Microsoft não é exatamente uma empresa inovadora, mas sim, que é capaz de aproveitar as oportunidades e transformas em bons negócios e isso não faz da Microsoft uma empresa limitada, não é mesmo?

4. A empresa iniciou apenas com dois funcionários

Sim. A Microsoft teve início com apenas dois funcionários, ou seja, Bill Gates e Paul Allen. Porém, com a seu crescimento hoje ela abriga quase 60 mil pessoas em 80 países. Somente nos Estados Unidos existem aproximadamente 38 mil funcionários. Além disso, 75% do quadro é composto por trabalhadores do sexo masculino. 

Já pensou em trabalhar numa empresa desse porte? Neste post tem algumas dicas pra você saber o que fazer para trabalhar na Microsoft, Facebook, Twitter, etc.

5. Oitenta e quatro sons foram testados para a música de entrada do Windows

O som de entrada do Windows é inconfundível. Porém, para chegar até ele foram testados nada mais que 84 sons. A musiquinha foi criada pelo compositor Brian Eno. Conforme o pedido, o som deveria ser "inspirador, universal, otimista, futurista, sentimental...", e de 3,25 segundos.

Já checou nosso especial Guia do Windows 8? Lá tem tudo o que você precisa saber sobre os requisitos mínimos para utilizar o SO, ferramentas que mudaram desde o Windows 7, dicas de atalhos do teclado e até como instalar o sistema através de um pendrive. Vale a pena conferir.

Ou quem sabe você esteja interessado e conferir as nossas primeiras impressões do Windows 10 que está chegando no final do mês de julho? Vai lá! 

6. Entrevistas de emprego na Microsoft contam com perguntas estranhas

Quem pretende trabalhar na Microsoft, além de ter um bom currículo, terá que passar também por algumas perguntas estranhas. Os entrevistadores podem, inclusive, fazer a seguinte pergunta "Por que os bueiros são redondos?". Não sabemos se a resposta irá influenciar na contratação, mas, em caso de dúvidas, melhor estar preparado para questões do gênero.

Outro ponto crucial pra conseguir uma vaga dentro da Microsoft é saber um pouco da história da empresa, não é mesmo? Então corra pra conhecer os mínimos detalhes de uma história de sucesso, que tornou Bill Gates simplesmente no cara mais rico desse planeta. Acesse a História da Microsoft.

7. Milhões de latas de refrigerante foram consumidas na Microsoft

Desde a inauguração da Microsoft, cerca de 42 milhões de latinhas de refrigerante foram consumidas pelos funcionários da empresa. No local, o refrigerante é oferecido gratuitamente.

Nem tudo são flores na Microsoft, preparamos até um cemitério de fracassos que a empresa acumulou nesses anos todos. Tem coisas que a gente usou mas que verdadeiramente não renderam o esperado.

8. A Microsoft é uma das maiores empresas colecionadoras de obras de arte

A Microsoft costuma investir em obras de arte contemporânea, sendo considerada uma das maiores colecionadoras corporativas do gênero. Atualmente, a companhia conta com mais de cinco mil obras. 

No post com 37 curiosidades sobre Bill Gates o Max Meyer fala que o Gates é um colecionador de marcos históricos da ciência e já gastou mais de UU$ 30 milhões por uma coleção de escritos de Leonardo Da Vinci.

9. Windows tinha outro nome

O Windows, como conhecemos hoje, nem sempre teve esse nome. Inicialmente, o sistema operacional foi nomeado de "Interface Manager". Estranho mas é verdade.

 

10. Microsoft conta com muitas patentes

A Microsoft é detentora atualmente de mais de 10 mil patentes, das mais variadas possíveis. Portanto, mais uma verdade que dizem por aí sobre a empresa. 

Gostou desse Mitos e Verdades? Que tal conferir 10 sobre a Apple? Ou quem sabe 10 mitos ou verdades sobre Steve Jobs? E sobre a internet

Deixe o seu feedback e até a próxima.