A opção estava sendo desenvolvida desde 2009 e a partir de agora passou a ser ferramenta básica do serviço de e-mail. Para os usuários do Gmail que desejam utilizar a nova ferramenta, é necessário ativar a opção. Para isso basta clicar no botão de configurações do Gmail - que se encontra no canto superior direito da página, sob a fotografia do utilizador. O usuário deve clicar na opção "Configurações", depois procure a aba Labs  e depois a opção "Cancelar envio", item esse que permitirá escolher a quantidade de tempo que será dado para o usuário cancelar o envio de um e-mail a partir do momento que ele enviou; o tempo gira entre 5 a 30 segundos.

Dpeois da ativar a função de cancelamento, toda vez que o usuário do Gmail enviar uma mensagem, surgirá um aviso no topo da página informando o seguinte: "Sua mensagem está sendo enviada... cancelar" além disso, também irá aparecer a seguinte mensagem: "Sua mensagem foi enviada. Desfazer"; mas vale lembrar que para cancelar o envio do e-mail, o usuário terá entre 5 a 30 segundos, dependendo o tempo que ele selecionou.

           

Se você sair correndo pra ver se a opção para desfazer o envio de email já está funcionando, saiba que ela ainda não está disponível para as versões móveis do Gmail.

A opção "desfazer" sempre foi uma questão muito requisitada pelos usuários, tanto para aqueles que mandam um e-mail por engano, quanto para aqueles que se esqueceu de incluir uma informação no texto. Vale ressaltar que o recurso já era existente no serviço, mas com a denominação "undo send", função esta que era experimental da seção "Labs" do Google.