A Samsung realmente se reinventou. Começou 2015 com uma linha mais enxuta de aparelhos e agregando muito mais qualidade para um mercado cada vez mais exigente. Deixou de lado os aparelhos desqualificados de baixo custo e investiu suas forças em smartphones de qualidade, mesmo aqueles de entrada. Foi assim com a "irmandade" E e A da família Galaxy.

Da ramificação "E", saíram três modelos (E3, E5 e E7), com acabamentos em policarbonato, mas bom gosto. Já os Galaxy A3, A5 e A7, são concebidos em metal, um design premium. Aqui no Oficina da Net, além do A7 que você está lendo agora, recebemos o Samsung Galaxy E7 para fazer review e também o Galaxy A3. (Clique no nome para acessar os reviews).

Este review é com o, na teoria, melhor aparelho desta linha, o Galaxy A7. Ele possui o hardware (processador Octa-core) mais potente da linha, maior tamanho de tela (5.5" Super AMOLED - mesmo do E7) e vamos ver se esta "máquina" consegue render ao usuário uma boa experiência e, quem sabe, até vencer os top de linha concorrentes.

O Galaxy A7 foi cedido por empréstimo pela Cissa Magazine, você pode encontrá-lo no site por R$ 1498,99.

[CATEGORIA]95[/CATEGORIA]

A empresa simplificou nas caixinhas, separou por cores e dentro delas não há nada mais que o necessário. Mesmo assim, se bem conservadas, dá para guardar de recordação em sua estante. Dentro da caixa está o básico: carregador USB, Cabo de transferência, fones de ouvido, manuais e a chave para abrir os compartimentos laterais onde vão os chips ou cartão de memória.

O fato de ser um aparelho construído em metal, já dá ao Galaxy A7 uma qualidade visual incrivelmente agradável. A Samsung soube aproveitar muito bem a peça única em alumínio para alocar todos os componentes em um corpo fino de 6,3 mm. O aparelho também parece ser muito reto, mas os chanfros nas bordas aliviam esta sensação.

Se você colocar lado a lado outro smartphone da mesma linha, como o A3, verá que o design dos produtos é rigorosamente igual. Veja na imagem. Este detalhe pode até se tornar um encalço, já que, visualmente, eles têm apenas diferença de tamanho.

Bom, agora falando especificamente do Galaxy A7, temos na parte traseira (não removível) um acabamento fosco, liso e escorregadio. Ali está a câmera traseira de 13 megapixels, flash de LED e um alto-falante. Logo abaixo o logo da Samsung e mais abaixo a qualificação DualSIM. Um detalhe importante é que a parte da câmera sofre com um pequeno relevo em relação à tampa.

Na parte dianteira, temos o display protegido com vidro Gorilla Glass 4. A saída de áudio auricular no topo, botão Home físico, voltar e gerenciador capacitivos.

Nas laterais, em um dos lados, botões de volume, na outra de liga/desliga e os compartimentos para inserir dois chips nanoSIM ou um chip e um cartão de memória para aumentar a capacidade de armazenamento interno. Esta opção é uma boa para quem não gosta de utilizar duas linhas ativas no aparelho, já que do contrário, você precisa abrir mão de um cartão de memória.

E que tal uma mudança? A entrada para fones de ouvido agora está na parte inferior do aparelho, junto à entrada MicroUSB e o microfone principal. Já no topo do Galaxy A7, está apenas o microfone que serve como captador de ruídos externos a fim de melhorar a qualidade das chamadas.

Apesar do tamanho, a pegada do Galaxy A7 é muito boa, o aparelho fino e leve dá ao usuário uma experiência sofisticada e agradável. O Galaxy A7 tem as seguintes dimensões: 151 mm x 76 mm x 6,3 mm. Mas será que no hardware ele se dá bem? 

[CATEGORIA]96[/CATEGORIA]

Além de remodelar algumas diretrizes que a Samsung tinha como definidas - como o corpo do aparelho ser em plástico - para se ter um smartphone competitivo é preciso apostar também no hardware destes aparelhos. Pensando nisso o Galaxy A7 vem com conjunto poderoso de CPU e GPU. O aparelho funciona com um Qualcomm Snapdragon 615 Octa-core, composto por um processador Cortex-A53 quad-core de 1.5 GHz e outro de 1.0 GHz. O motor gráfico é um Adreno 405. Os 2 GB de memória RAM são suficientes para trabalhar com o A7 sem lentidão.

Na prática, é preciso dizer, o desempenho é incrível. Games pesados, alternância entre aplicativos e o uso de muitos apps simultaneamente não são empecilhos para o bom funcionamento do Samsung Galaxy A7.

Um dos meus games preferidos é o Asphalt 8, em HD pude jogar por vários minutos seguidos sem nenhuma interrupção e com outros tantos aplicativos abertos ao mesmo tempo. Se você precisar de toques sensíveis na tela para um determinado game ou aplicativo, o Galaxy A7 é um dos melhores nesse quesito. O desempenho no coditiano é simplesmente excepcional, digno de um top de linha. Em um dia comum, costumo utilizar o Whatsapp, Instagram, Spotify, e muitos outros apps. Em todos eles o Galaxy A7 trabalhou tranquilamente sem superaquecer nem engasgar.

[SPEC]14722,13704[/SPEC]

Display

A Samsung não poupa esforços em agradar quem preza por um smartphone de tela bem iluminada com cores vivas e vibrantes. No Galaxy A7, o display Super AMOLED tem 5,5 polegadas fullHD 1920 x 1080p.

Assistir um filme com uma tela dessas é bem agradável, jogar então fica muito melhor. Para proteger o visor de riscos e pequenas quedas, o Galaxy A7 possui a proteção Gorilla Grass 4 - simplesmente a melhor disponível no mercado mobile, atualmente.

Conectividade

Como o A7 é um aparelho que veio para brigar com muito top de linha por aí, não poderia faltar um 4G LTE, Wi-fi 802.11 a/b/g/n 2.4 + 5 GHz. Bluetooth 4.0, NFC, USB 2.0, A-GPS/GLONASS, etc.

Armazenamento

Para você armazenar fotos, vídeos, músicas e todo arquivo dentro do seu A7, estão disponíveis apenas 16GB de memória interna, podendo ser expandido para mais 64GB via cartão microSD. Mas para isso você precisa esquecer de utilizar dois cartões SIM.

Uma saída cabível é utilizar serviços em nuvem como do OneDrive para guardar alguns dados e assim amenizar o consumo da memória interna.

Câmera

É comum em reviews escritos por mim você ler que a câmera é um dos hardwares mais importantes na hora de escolher um bom smartphone. E é bem provável que eu esteja certo, afinal, não é à toa que a palavra Selfie foi uma das mais utilizadas no planeta durante os últimos anos. Enfim, saiba que com o Galaxy A7 você possui uma câmera consistente e de excelente qualidade. Padrão Samsung, não é mesmo?

Mesmo que a interface da câmera seja vista também nos outros modelos da companhia sul-coreana, a qualidade das imagens ofusca qualquer falta de criatividade nesse sentido. Confira alguns exemplos abaixo. A Câmera frontal foi desenvolvida especialmente para quem curte tirar uma selfie, são 5 megapixels com ângulo de 85º além da opção de selfie panorâmica (para caber todo mundo na foto) de até 120º.

Já a Câmera traseira tem 13 Megapixels e Flash LED. Como falei, a interface da câmera é bem simples, mas o importante é mesmo o resultado, não é? Confira.


Selfie pra mostrar a câmera frontal

Bateria

Tão importante quanto a câmera é a bateria. E aqui está um ponto louvável da Samsung. Pois os 2600 mAh empregados no Galaxy A7 são suficientes para você utilizar o aparelho por dois dias tranquilos. Mesmo com a interface pesada da Samsung, jogos, muito chat e fotos, a bateria do Galaxy A7 foi uma das que mais me agradou. Ela fica no patamar de aparelhos como os da Nokia/Microsoft e os Sony Xperia Z1, Z2 e Z3 - que também tem uma autonomia considerada ótima.

Vale ressaltar a eficácia da bateria de 2600 mAh do Galaxy A7 em comparação com a batera de 3900 mAh do Moto Maxx, por exemplo.

Como não vivemos mais no mundo onde você podia esquecer de recarregar a bateria do celular, pelo menos você pode sossegar com o Galaxy A7 e deixar para espetar o carregador só quando for dormir em casa. ;)

Se ainda for necessário, a Samsung desenvolveu um excelente salvador de bateria para momentos críticos. É a Ultra Economia de energia, capaz de poupar carga até que você chegue em casa.

[CATEGORIA]97[/CATEGORIA]

O Android 4.4 KitKat é o software embarcado no Samsung Galaxy A7. Durante os testes o aparelho acusou uma atualização, mas não era do Android Lollipop. A interface do A7 é extremamente igual à dos A3, A5 e quase a totalidade dos aparelhos da Samsung. A customização TouchWizz pesa um pouco mas é limpa e não traz muitos apps desnecessários.

A TouchWizz é bem simples de lidar. Em poucos minutos você já está familiarizado com o smartphone. O aparelho ainda pode ser customizado pelo usuário com papeis de parede, Widgets, temas e muito mais.

A única ressalva que talvez a Samsung falha é a presença inadiável do Flipboard como uma das telas principais dos seus aparelhos. Não é ruim, mas a empresa deveria permitir que o usuário escolhesse ter ou não o app.

[CATEGORIA]98[/CATEGORIA]

[BUY]14722,true[/BUY]Tenho a honra de ter testado muitos smartphones, dos mais variados preços e hardwares. Testei os Moto X (primeira e segunda geração), Moto Maxx, Xperia Z2, Galaxy S5 e outros. Colocando na balança a usabilidade, preço, desempenho e autonomia, o Galaxy A7 é um dos aparelhos mais legais para se adquirir. Ele tem um processador octa-core, bateria suficiente para dois dias tranquilos, câmera para fotos e vídeos excelentes e um preço que cabe no seu bolso. Confira o nosso ranking de smartphones testados e compare

Se você gosta da Samsung, o Galaxy A7 é uma excelente opção de compra. Na Cissa Magazine, por exemplo, que gentilmente nos emprestou o aparelho para fazer esse review, o Galaxy A7 pode ser adquirido por R$ 1498,99.

[relatorio]