Anos atrás era comum você usar programas como Kazaa, Emule, Ares, entre outros para baixar uma simples música. Nos tempos de internet lenta valia mais a pena baixar somente 1 música em 1 hora do que 1 álbum inteiro que muitas vezes demorava um dia para baixar. Felizmente os tempos mudaram e agora nossas conexões permitem baixar albuns completos em segundos

Hoje, estes programas já não são mais utilizados e foram substituídos principalmente por aplicativos de streaming, com o mais famoso sendo o Spotify. Com a conta grátis já é possível escutar várias músicas sem precisar pagar um centavo. Mas aí fica a dúvida: E se você quer escutar algum áudio do YouTube (por exemplo) que não está disponível no Spotify, como que fica? Bom, é pra isso que trazemos este tutorial. Vamos ensiná-los a como baixar áudios não só do YouTube mas também de outros sites, como por exemplo o SoundCloud. Haverá algumas opções abaixo que irão facilitar o processo e não é necessári baixar nenhum programa para que você possa fazer o download.

O processo de download é basicamente o mesmo para todos os sites, basta você ter o link de reprodução da mídia que você quer fazer o download do áudio e jogar este link dentro do campo requerido de cada website. Mas sem mais delongas, vamos a lista de websites que você pode utilizar para fazer os downloads!

Como baixar áudios do YouTube e outros sites sem usar programas

Snappea

O Snappea é bem interessante pois tem uma interface mais amigável para a maioria dos usuários, basta inserir o vídeo na barra de pesquisa do site que ele já traz várias opções de download do YouTube, incluíndo vídeos. Basta colar o link e clicar em buscar que ele já traz as opções disponíveis para fazer o download do áudio que varia entre 50kbps e 160kbps, que é a qualidade máxima do YouTube.

Snappea
Snappea

savefrom.net

O savefrom.net é um site um tanto já conhecido por nós aqui no Oficina da Net, pois ele é extremamente útil para baixar vídeos de alta qualidade do YouTube. Mas a melhor notícia ainda é que ele não salva somente vídeos, e muito menos se limita a baixar arquivos só do YouTube.

Digamos que o savefrom.net é um site "multiplataforma", ele permite que você salve arquivos de uma multitude de sites, isso inclui exemplos como o TikTok, Instagram e Facebook.

São várias plataformas que você pode fazer o download usando o savefrom
São várias plataformas que você pode fazer o download usando o savefrom

Como funciona? Bem parecido ao Snappea. Primeiro você deve escolher a plataforma de onde você pretende baixar os áudios, vou usar como exemplo a SoundCloud. Basta clicar no nome do site dentro da página principal que você será redirecionado para os downloads dedicados ao site.

Download usando um arquivo do site SoundCloud
Download usando um arquivo do site SoundCloud

Após isso, basta pegar o link da música e/ou arquivo que você deseja baixar e jogar na barra principal. Ao fazer isso a opção de download já deve surgir, clique nela. Quando clicar, uma nova página igual a imagem abaixo irá abrir. Basta clicar nos 3 pontinhos que estão circulados na imagem e aí você pode fazer o download do arquivo.

Clique nos 3 pontinhos para fazer o download do arquivo mp3
Clique nos 3 pontinhos para fazer o download do arquivo mp3

Teve alguma dúvida durante o tutorial? Não há problema! Nos pergunte nos comentários que iremos tentar ajudar sempre que possível.