Para os que conseguem, um sonho realizado. A cada lançamento, mais e mais pessoas se aglomeram em frente às lojas para garantir a novidade da vez.

A Apple ganhou ainda mais notoriedade após o lançamento dos requisitados iPhones. Steve Jobs, que idealizou o projeto de vários produtos, sempre deixou bem clara a ideia de produzir mercadorias esteticamente bonitas e com o máximo de qualidade. Pois bem, essa também é a visão que a grande maioria das pessoas tem sobre os produtos da marca. Mas será que realmente ela é única, a melhor do mercado atual? Indo além, será que tudo o que ouvimos falar sobre a Apple é realmente verdadeiro ou muitas informações não passam apenas de marketing? Pois bem, abaixo apresentaremos alguns mitos que cercam a Apple, e descobriremos se todos são verdadeiros ou não.

Leia também: Mitos e verdade sobre Steve Jobs

1. A Apple inventou o computador

Muitas pessoas acreditam até hoje que a Apple foi a grande responsável pelo surgimento dos computadores pessoais. Porém, a verdade é que antes mesmo de Steve Jobs, juntamente com Steve Wozniak começarem a fabricar e vender os seus computadores, outras empresas já haviam descoberto a máquina e disponibilizado no mercado. Para relembrar, o primeiro computador pessoal que surgiu no mercado foi o Kenbak-1, lançado em 1971. A Apple, por sua vez, foi criada somente em 1976.

2. A Apple teve início em uma garagem


Garagem da casa de Steve Jobs.

Para quem já leu um pouco sobre o início da Apple, deve ter visto que a empresa iniciou em uma garagem na casa que pertencia a Steve Jobs quando jovem, na Califórnia. Porém, ao que tudo indica, a garagem é um tanto quanto mitológica, segundo Steve Wozniak. "Não fizemos nenhum design, nenhuma montagem, nenhum protótipo e nenhum produto. Nós não fabricamos nada na garagem. Ela não tinha muito propósito, com exceção de ser um lugar onde nos sentíamos em casa", disse Wozniak. Conforme o ex-sócio de Steve Jobs, a garagem era apenas um local onde alguns produtos eram testados antes de serem comercializados. No local nunca houve algo que chegasse a se assemelhar a uma empresa, como uma mesa com alguém trabalhando. "Era difícil ter mais que duas pessoas juntas na garagem, e quando estávamos lá, nunca era algo produtivo", conta Woznkiak.

3. A paixão de Steve Jobs assustava seus colegas de trabalho


Steve Jobs.

O amor e a entrega ao trabalho por Steve Jobs era uma constante. Muito se falava sobre o nível de exigência e adoração aos seus produtos, principalmente na fase de construção. Extremamente perfeccionista, os produtos da Apple deveriam sempre estar a frente das demais marcas. Assim sendo, trabalhar na Apple poderia não ser tão fácil para alguns, na época em que Jobs comandava a Maçã. Apesar de ser uma pessoa bastante acessível, os demais funcionários deveriam corresponder ao trabalho, e ter bastante dedicação aos produtos.

4. Aparelhos da Apple são perfeitos

Mencionamos acima que a Apple sempre priorizou o máximo da qualidade em seus produtos. Porém, afirmar que algum produto está imune a qualquer defeito ou mesmo algum problema pode ser um erro. Qualquer dispositivo eletrônico pode em algum momento desenvolver algum problema. A Apple, por sua vez, está suscetível a qualquer erro.

5. Produtos da Apple são os mais caros


iPhone 6.

Já mencionamos também que os produtos da Apple são o sonho de consumo de muita gente. Infelizmente, pelo seu alto valor não são todas as pessoas que conseguem adquirir um produto. Então, dizer que os produtos da Maçã são mais caros que outros compatíveis no mercado é absolutamente verdade. A Apple, por sua vez, assume o fato de seus produtos serem mais caros que os demais encontrados no mercado, mas justifica o fato alegando que seus produtos são tão superiores que realmente valem o preço cobrado.

6. Apple não pode ser comparada as demais marcas

Outra verdade sobre a Maçã. A Apple, ao longo de sua trajetória, sempre priorizou produtos de excelente qualidade com designe sofisticado. Além disso, os produtos da companhia são únicos. Por exemplo, diferentemente do Android, do Google, que está presente em dezenas de aparelhos de diferentes marcas, os smartphones da Apple são os únicos a usarem o iOS, sistema operacional próprio da Apple. Igualmente, os computadores da Apple são os únicos equipados com o sistema Mac OS X.  Deste modo, impossível comparar a Apple com as demais marcas, ela é absolutamente única.

7. A Apple possui os melhores designers

A excelência no designer dos produtos da Apple é inconfundível e notório. Porém, afirmar que a companhia é dona dos produtos de maior designer pode ser um exagero para alguns. A Apple, como qualquer outra empresa, contrata profissionais voltados ao mundo da Apple, que possuem interesses em comum na produção de boas mercadorias. Porém, muitas concorrentes do setor tecnológico investem pesado em designers altamente qualificados e que possam oferecer os melhores produtos aos seus consumidores. Assim sendo, a Apple possui sim uma equipe de designers excelente em seus produtos, no entanto, se realmente é a melhor não podemos afirmar, já que cada consumidor possui um gosto, e nem sempre o que agrada um pode agradar ao outro.

8. Aparelhos da Apple estão imunes a qualquer tipo de vírus

Acredito que muita gente já deve ter escutado isso: "Aparelhos da Apple não têm vírus". Pois bem, infelizmente isso não é verdade. Obviamente que o sistema operacional da Apple, o iOS, possuem bem menos vírus que os demais sistemas operacionais presentes no mercado, como o Android, por exemplo. Mas dizer que o sistema da Maçã está totalmente protegido contra qualquer vírus ou malware não está correto. Infelizmente, o sistema pode sim abrigar algum intrusos.

Bug faz iPhone travar com um simples SMS.

9. Tela azul da morte só no Windows

Usuários do Mac adoram zoar a tela azul da morte do Windows. Muitas pessoas creem que os computadores Mac não falham, como acontece com o Windows. Porém, isto não é verdade, em raras exceções o computador Mac pode sim apresentar um defeito, e até a própria Apple admite o problema. "Em raras situações, seu Mac pode parar de responder e exibir uma mensagem informando que 'É necessário reiniciar o computador'. Isso se chama um kernel panic. Aqui temos uma mensagem simples de kernel panic que pode ser exibida", diz um tópico na página de suporte da empresa.

Usuários da Apple relataram tela azul em iPhone 5S

10. Flash (não o da câmera) não é bom

Steve Jobs lançou um iPhone sem suporte ao Flash, e a partir de então, muitos fãs da marca passaram a desacreditar no software, e fizeram até uma campanha negativa ao Flash. Porém, o Flash ainda é muito válido. Obviamente que o software não é muito indicado para smartphones, já que ele é considerado um grande consumidor de bateria. Porém, em computadores, o Flash é bastante importante nos navegadores

E aí curtiu o texto? Deixe aqui mais algum mito ou verdade sobre a Apple e contribua com este post.