Essa situação tem feito crescer a procura por cursos de idiomas, sejam nas escolas físicas, professores particulares ou em cursos online. O fato é que quanto mais cedo o aprendizado, melhor. Inclusive o Brasil já conta com escolas de ensino bilíngue, onde os alunos aprendem as matérias na língua portuguesa e depois assistem o mesmo conteúdo em outra língua.

De acordo com estudos psicológicos, as partir dos seis meses de idade, o bebê já pode começar a ter estímulos em mais de uma língua. Pode até parecer um exagero de informações falar mais de uma língua com um bebê, mas foi comprovado por pesquisas que se o estímulo começa cedo, será natural para as crianças aprender e diferenciar dois idiomas.

Formas de estimular o aprendizado:

Em casa

Não é obrigatório matricular uma criança muito pequena em uma escola de línguas para que ela comece a ser estimulada. Se algum membro da família já fala inglês, pode começar a revezar a comunicação com a criança entre o inglês e a sua língua nativa.

Entretenimento

Além de conversar com a criança em duas línguas, uma ótima forma para o aprendizado é através das atividades de lazer, que também são muito importantes se alguém da família não fala outra língua e não pode praticá-la com o seu filho. Mostre filmes infantis em língua inglesa e também adquira livros em outro idioma, dessa forma, conforme o crescimento da criança, ela já irá começar a aprender as diferentes formas de escrita de acordo com o alfabeto de cada língua.

Escola

As escolas bilíngues são outra forma eficiente para complementar o que já começou em casa, ou então matricule seu filho em algum curso de inglês voltado para a idade dele. A interação com outras crianças de mesma faixa etária é importante para o estímulo do aprendizado.

Tecnologia

Quem nunca viu o brilho nos olhos de uma criança ao se deparar com um celular ou um tablet? Eles podem ser seu grande aliado para o aprendizado dos pequenos através dos aplicativos. Baixe jogos bilíngues. Eles possuem uma estrutura direcionada para o fácil aprendizado da língua estrangeira. Veja algumas dicas:

Bilingual Child

Ensina espanhol e inglês com foco em crianças entre 1 a 4 anos de idade através dos personagens Lucy e Carl. O estímulo é feito através de cores, animais e números. O aplicativo está disponível gratuitamente para o sistema iOS.

Busuu Kids

Disponível para Android e iOS, o Busuu interage através de jogos além de outras brincadeiras realizadas na língua estrangeira. A versão completa é paga, porém há níveis iniciais gratuitos.

Play Tales Gold

Este é aplicativo é muito interessante, pois ensina através das histórias dos contos de fadas tradicionais que são contados em outras línguas. São 8 idiomas diferentes que você pode escolher e baixar para Android e iOS. Além disso, se seu filho gosta muito de um jogo, procure saber se há uma versão dele em outro idioma.

Não há dúvidas no diferencial que as crianças possuem quando aprendem uma segunda língua desde cedo, e o melhor de tudo é que as opções são super acessíveis.

Pense nesta vantagem para o seu filho, será um grande favor para o futuro dele.