As pessoas, cada vez mais, estão em busca de uma maior qualidade de vida, e para isso, atividades físicas regulares estão na lista das prioridades. Os exercícios físicos, como bem sabemos, são ótimos para manter corpo e mente saudáveis. E para quem é adepto da prática, a tecnologia também pode contribuir para uma melhor ação. Muitas empresas estão buscando alternativas para beneficiar os seus usuários que buscam um maior controle de suas atividades. Pensando nisso, a Nokia desenvolveu o SensorCore.

O SensorCore é um recurso desenvolvido pela Nokia (que agora pertence a Microsoft) em parceria com a Qualcomm e que foi ativado em alguns aparelhos que usam a versão do Windows Phone 8.1. Tal recurso permite o acompanhamento físico dos seus usuários através do smartphone. O SensorCore é muito bom para quem pratica exercícios físicos diários e gosta de acompanhar o seu desempenho. A tecnologia SensorCore é baseada tanto em software quanto hardware.

Através do SensorCore o usuário pode realizar o controle dos passos durante a caminhada, o total de calorias queimadas, bem como a distância percorrida. Além disso, o recurso permite funcionar como um rastreador de fitness através de aplicativos como o Health & Fitness (Saúde e bem estar - no Brasil). Com isso, o aplicativo pode rastrear de forma contínua todos os dados dos passos dados durante o dia.

SensorCore e aplicativos

Através do SensorCore os desenvolvedores de aplicativos poderão criar novas ferramentas para os usuários que são adeptos às atividades físicas manterem maior controle sobre suas atividades. Exemplo disso é app da Microsoft Bing Health & Fitness, que é capaz de interpretar os dados do sensor.

O SensorCore SDK oferece aos desenvolvedores APIs para poderem acessar o contador de passos e ainda informações de atividades. Além disso, através dele é possível gravar os dados de localização, e o melhor, utilizando pouca bateria.

Com isso, a tendência é que os aplicativos futuros consigam captar ainda mais informações sobre qualquer atividade física. O SensorCore é um passo importante para isso, já que disponibiliza aos desenvolvedores alternativas para aprimorar os seus aplicativos relacionados ao tema.

Vantagens do SensorCore

Através do SensorCore os smartphones conseguem coletar as informações dos seus sensores sem que a bateria seja afetada. Tudo isso é possível através dos passos dados, de movimento, e de dados de GPS, e assim o tempo consegue ser gravado no aparelho. Como vantagem principal, o uso de uma pulseira ou qualquer werable é dispensável, já que o aparelho desempenha o papel de controlar os níveis das atividades.

O SensorCore é totalmente controlado através da seção de dados de movimento contido nas próprias configurações do smartphone. No local, os usuários também podem ativar ou mesmo desativar a coleta de dados, tudo de forma bastante simples e rápida.

O SensorCore é encontrado apenas em aparelhos equipados com os recentes chipsets Qualcomm Snapdragon (400 através 8xx série). Confira alguns aparelhos da série Lumia que contam com o sensor: Lumia 630, Lumia 635, Lumia 730, Lumia 735, Lumia 830, Lumia 930, Lumia Icon (when it receives Lumia Cyan) e Lumia 1520. Confira também o review dos aparelhos Nokia/Microsoft que já testamos aqui no Oficina da Net.