Notoriamente cada dia que passa novas tecnologias surgem e deixam nossos computadores defasados ou no mínimo ultrapassados. CPUs com capacidade de processamento fantásticas, memórias com altos desempenhos e discos com maior armazenamento de dados e mais velozes. 

Precisamos de tanto?

Sim, precisamos de muito, na verdade, quanto mais, melhor. Para os mais diversos fins a humanidade precisa de "supercomputadores" cada dia mais potentes e eficientes, a fim de obter maior rendimento e ganhar tempo, não esquecendo a grande importância da eficiência energética. Eu poderia explicar e oferecer diversos exemplos sobre isto, porém não é o foco deste artigo, quem sabe temos aí o tema paro o próximo.

E eu utilizo todo meu processamento disponível? 

Aqui encontramos o ponto chave do artigo. Provavelmente você não está utilizando a capacidade total de seu computador, e muito provavelmente você está utilizando menos que a metade de seu hardware, a não ser que você tenha um computador muito antigo terá algum espaço de sobra no disco rígido e uma grande folga no processamento. Para obter tais informações, basta acessar o gerenciador de tarefas, gerenciamento de discos e descobrir o real uso de sua máquina.

Tenho capacidade de processamento sobrando, disco e memória também!

Bom, foi como imaginei, tendo em vista que a maioria dos usuários possui hardware sobrando, podemos pensar em um uso para isto. Você pode ser usuário doméstico, empresarial, profissional ou estudante da área de tecnologia, seja qual for, já deve ter ouvido falar sobre virtualização, é através dela que poderemos utilizar toda capacidade de nossos computadores. A seguir irei explicar sobre virtualização com um breve tutorial de como obter o software para virtualização, proceder com a instalação e configuração das máquinas virtuais, utilizarei tecnologia de ponta e gratuita para nosso exemplo. Prepare-se para o melhor, não é nada complicado.

Um pouco sobre a virtualização

Virtual trata-se de algo abstrato, ou seja, algo que não existe no meio físico, a ideia de virtualização na informática é de simular algo fisco, e com isto conseguimos simular diversos computadores dentro de apenas um computador físico. Existem muitos outros segmentos dentro da virtualização, porém este artigo destina-se ao básico, virtualizar computadores. A virtualização já dominou grandes corporações e data centers, e está chegando até empresas de pequeno e médio porte. Ao utilizar com maior eficiência os recursos disponíveis vem a questão econômica e ambiental, demandando menos equipamentos e menor consumo de energia, o que leva menor poluição por lixo e uso dos recursos naturais.

Mão na massa

Para não deixar o artigo extenso, iremos partir da premissa de que você já entenda o básico sobre informática e esteja interessado em estudar sobre este tema. Nosso host de virtualização será baseado em software VMWARE, o ESXi versão 6, o software não é pago, mas leia os termos de uso para identificar se a forma que será utilizado é permitida e suas possíveis limitações.

Um dos contras encontrado no ESXi é que nem todo hardware  é compatível. Para descobrir se possuírmos o hardware compatível basta acessar este link e consultar a lista de compatibilidade. Caso o hardware não for compatível irá ocorrer erros durante a instalação e a ferramenta não será instalada.

Vamos para o tutorial:

A solução que vamos utilizar precisa de um servidor totalmente dedicado para a virtualização, ou seja, não será instalado um sistema operacional, iremos instalar o ESXi que trata-se do software que faz a mágica acontecer. Basicamente ele cuida do acesso que as máquinas virtuais fazem ao hardware e faz muito bem o seu trabalho.

1. Download do ESXi ISO image e vSphere client neste link (para baixar os arquivos será necessário realizar um cadastro no site);

2. Gravar a imagem .iso em um disco;

3. Instalar o vSphere client no computador que irá gerenciar o servidor de virtualização;

4. Dê o boot no servidor com o CD gravado no passo 2;

5. Seguir com o passo a passo de instalação, aceitando os termos e formatando/particionando o disco;

6. Após a instalação o servidor irá reiniciar e parar na tela inicial, pressione F2 para iniciar a configuração, escolha uma senha e após configure a rede;

Agora vamos para a criação da máquinas:

1. Se você já seguiu o passo 3 basta abrir o software instalado, Irá se deparar com a seguinte tela:

2. Insira o IP escolhido no passo 6, junto com o nome de usuário e senha;

3. A imagem abaixo trata-se da tela inicial, para criar uma nova máquina virtual basta acessar o menu "File >> New >> Virtual Machine":

4. Uma nova janela irá abrir, basta seguir os passos, criando um nome para a máquina virtual, quantidade de núcleos do processador disponível, quantidade de memória RAM e placa de rede. Abaixo imagens com explicação passo a passo:

























Pronto, agora você já sabe criar máquinas virtuais. Sugiro começar seus testes e aprendizado com uma pequena rede de três máquinas:

  • Firewall/Proxy: pode-se utilizar distribuições específicas para isso como Pfsense e Brazilfw. Assim poderá dividir internet e criar filtros de QOS para melhor utilização de seu link e até bloquear acesso a sites indesejados;
  • Servidor de arquivos: pode-se utilizar SO Windows e habilitar o compartilhamento de arquivos ou ainda utilizar SO Linux com o SAMBA ativado;
  • Como terceira e última máquina para um pequeno ambiente sugiro utilizar uma máquina concentradora de aplicações que necessitam de maiores tempos abertas, tais como gerenciadores de downloads, torrents e etc;

Basta exercitar sua criatividade e curiosidade para descobrir o que esta poderosa ferramenta pode proporcionar. Conforme o andamento dos comentários com dúvidas, críticas, elogios e sugestões posso elaborar um próximo artigo sobre este tema com processos mais técnicos e opções avançadas para uso do ESXi.