Segundo a própria agência espacial norte-americana, o lançamento da nave já foi adiado por três vezes desde a última quarta-feira, tudo em virtude das condições oceânicas desfavoráveis. A NASA iria lançar o equipamento nesta sexta-feira, 05 de junho, em uma segunda tentativa, mas o clima ruim obrigou a agência a cancelar mais uma vez a missão.

Um novo lançamento está previsto para este sábado, às 14h30, no arquipélago do Havaí, no Pacífico. O lançamento será transmitido pelo site oficial da NASA. Neste site, a agência informou hoje que: "Os responsáveis pela missão adiaram nesta sexta-feira o lançamento do desacelerador supersônico - Loy-Density Supersonic Decelerator - em virtude de ventos descompensados próximos da superfície do solo, impedindo assim o lançamento do balão que transportará o equipamento".

Vale lembrar que o lançamento deste disco voador será para testar o maior paraquedas já usado pela agência; o equipamento denominado de paraquedas LDSD mede 30 metros de diâmetro e se tudo der certo, deverá ser capaz de reduzir a velocidade de entrada do veículo de Mach 2 (duas vezes a velocidade do som) a uma velocidade subsônica.

Entenda como será realizado este teste:

O veículo será rebocado até a estratosfera por um balão meteorológico de grande altitude, de onde irá decolar alcançando uma altitude de 20 milhas acima da Terra. A nave poderá atingir uma velocidade quase três vezes maior à do som.

"À medida que a NASA planeja ambiciosas missões científicas para Marte, lançando bases até mesmo para expedições humanas mais complexas; a espaçonave, que precisava aterrissar com segurança na superfície do Planeta Vermelho, se tornará maior e mais pesada para acomodar estadias prolongadas dos exploradores", afirmou a NASA por meio de um comunicado.

O primeiro voo teste do disco voador foi em junho de 2014, e outro voo teste está previsto para a mesma época no ano que vem. A NASA espera poder enviar uma missão tripulada a Marte em 2030.

Fonte: g1.globo.com/ dm.com.br/ noticias.terra.com.br