A prática de streaming já está concretizada em vários países. No Brasil, o streaming vem crescendo dia pós dias, e cada vez mais pessoas aderem ao modelo de serviço. No entanto, como sabemos, a internet no país não possui a mesma qualidade se comparada a alguns locais do mundo, apesar de sua melhora significativa. Em virtude das variações na velocidade de conexão, por exemplo, a reprodução de vídeos online no computador pode sofrer alguns prejuízos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para acelerar a reprodução de vídeos online. 

1. Mantenha o mínimo de dispositivos conectados

Normalmente, muitas pessoas não se dão conta, mas acabam deixando vários dispositivos conectados à rede. Sendo assim, se o streaming não está tendo o resultado esperado, que tal tentar desligar o Wi-Fi do celular e também dos outros dispositivos na casa?  A ideia parece simples, mas muitos usuários esquecem desse detalhe, e os dispositivos acabam competindo com o mesmo sinal.

2. Conexão a cabo

Obviamente que a internet Wi-Fi é a preferida da maioria dos usuários. Porém, quando o assunto é streaming, é recomendado o uso de conexão através de cabo Ethernet. Deste modo, se houver viabilidade, opte por realizar streaming de vídeos com um cabo conectado ao seu computador. A conexão Wi-Fi costuma ser mais instável, e a transmissão de dados através da conexão via cabo tende ter menos variação.

3. Fim dos arquivos temporários

Uma dica bastante útil para iniciar o streaming de vídeo no PC é justamente fazer uma limpeza no histórico de navegação e também em outros arquivos temporários de cache. Tais itens acabam ocupando muito espaço no HD, e com isso podem prejudicar o tráfego de dados em alta velocidade. Veja como limpar o histórico de navegação.

4. Desabilitar aceleração de hardware

Para melhorar o desempenho de programas pesados no Windows muitas pessoas optam pela aceleração de hardware. Porém, o que poucos sabem é que tal habilitação pode prejudicar o desempenho de streaming de vídeos. Por isso, sempre que for usar qualquer serviço de streaming, o melhor é desabilitar o recurso. Para isso, vá nas configurações seu navegador. Veja abaixo:

1º passo: Vá até o botão de personalização do Google Chrome. Clique em "Configurações";

2º passo: Na página que irá abrir clique em "Mostrar Configurações Avançadas";

3º passo: Abaixo, encontre onde diz "Sistema". Agora, desmarque a opção "Usar a aceleração de hardware quando possível".

4º passo: Reinicie o Google Chrome. 

5. Antivírus atualizado

Manter o computador longe de qualquer vírus é essencial. Vale lembrar que alguns vírus maliciosos forçam o computador a desempenhar algumas tarefas. Então, caso não tenha um bom antivírus instalado na sua máquina, não economize tempo e baixe um. Faça a escaneamento com frequência e mantenha o seu computador livre de qualquer ameaça.

6. Configuração de canal no roteador

Se você ainda está sentindo alguma dificuldade no streaming de filmes em seu computador, pode ser que haja necessidade de melhorar o desempenho do roteador com a alteração do canal de tráfego. Alguns programas podem escanear as frequências que estão menos sobrecarregadas e assim direcionar a conexão do roteador.

7. Roteador muito antigo

Caso você tenha um roteador muito antigo em sua casa, talvez esse seja a causa de muitos problemas. Para melhorar qualquer desempenho de conexão, invista em um roteador novo. Com certeza, o streaming de vídeos também será beneficiado.

Com estes cuidados você praticamente garante um bom funcionamento do seu serviço de streaming favorito. Se cabe mais uma dica, temos um post semanal sobre os lançamentos e novidades do Netflix. É toda sexta-feira. Se você quiser, pode seguir o especial Netflix e ficar sempre ligado.