E quais serão esses ajustes finais? Serão de melhorias em desempenho, correção de bugs e a inclusão ou remoção de algumas ferramentas presentes na versão beta atualmente disponível.

Segundo o vice-presidente de software da Microsoft, Terry Myerson, o Windows 10 (Veja as primeiras impressões) está ficando cada dia melhor, tudo graças ao desenvolvimento que vem tendo com os ajustes finais dos mais de quatro milhões de desenvolvedores que vem usando o programa Windows Insider: "Graças a opinião destes desenvolvedores, temos realizado grandes progressos no sistema operacional Windows 10 e estamos quase prontos para entregá-los como um upgrade gratuito a todos os nossos usuários de Windows.

Pra completar, Myerson diz que o Windows 10 foi desenvolvido para criar uma nova geração do sistema, dizendo que: "Projetamos o Windows 10 para criar uma nova geração do sistema para as mais de 1,5 milhão de pessoas que usam o sistema operacional na atualidade em 190 países ao redor do mundo; com a nova versão do Windows, estamos prontos para a distribuição da visão da Microsoft mais pessoal sobre computação, definida pela confiança de nossos usuários, onde todos sabem como respeitamos e protegemos suas informações pessoais, tanto na mobilidade da experiência por meio de seus dispositivos móveis, quando nas interações naturais de seus gadgets com o Windows".

Vale salientar que entre as novidades que estarão disponíveis no sistema, os mesmos encontrarão novos aplicativos de vídeos e fotos, músicas, e-mail, calendário e mapas; além destas, também encontrará uma Windows Store totalmente reformulada, com apps universais e integrada ao Xbox Live, os usuários do console de videogame da empresa poderão acessar através do PC suas listas de contatos, coleção de games, conquistas e mensagens. Entre as maiores novidades do Windows 10 será sem dúvida alguma o desenvolvimento de sua assistente de voz, Cortana, que trará uma série de novidades.

Grátis?

A Microsoft divulgou em sua página que o Windows 10 será sim gratuito, para dispositivos qualificados com Windows 7 SP1, Windows 8.1 Update e Windows Phone 8.1. "Essa atualização será oferecida por um ano depois que o Windows 10 estiver disponível. Após fazer a atualização, o Windows 10 é seu!"

Outra informação importante a repassar a nossos leitores é que todos os computadores com Windows 7 e 8 terão a chance dentro do período de um ano, de se atualizarem gratuitamente através de download gratuito do Windows 10; todos estes receberão uma notificação na barra de tarefas a respeito da disponibilidade de reservar já sua cópia do sistema, para a partir do dia 29 de Julho realizar o download.

Vale dizer que alguns deste já começaram a receber tal notificação para garantir a nova versão do sistema operacional da Microsoft.