A cada dia aumenta mais e mais o número de canais de gameplay no YouTube e isso não é novidade, ainda mais depois que se tornou possível ganhar dinheiro jogando videogame. No entanto, com um número excessivo de canais, torna-se cada dia mais difícil conseguir se destacar neste mercado, afinal, já temos uma boa quantidade de "YouTubers" que publicam conteúdos excelentes.

Uma das ferramentas essenciais para gravar um gameplay é um bom software de gravação, que ofereça opções para configurar seu arquivo de maneira que o desempenho do computador não seja afetado, e talvez tenha um sistema de livestream caso um dia você queira fazer uma transmissão ao vivo.

Existem dezenas (ou talvez centenas) de programas de captura, gravação e streaming de tela, no entanto, é claro que alguns deles acabam se destacando. Para ajudar você leitor a escolher um deles, organizamos esta lista com os cinco melhores softwares dessa categoria!

Open Broadcaster Software (OBS)

Não há dúvidas de que o melhor software gratuito de gravação de tela é o OBS, ele tem tantos recursos que chega a ser melhor que muitos programas pagos! Além de ter um excelente sistema de gravação que codifica seu arquivo em H264 e o deixa ainda mais leve, o OBS ainda oferece a opção de transmissão ao vivo pelo Twitch, YouTube, DailyMotion, Hitbox e vários outros sites de stream.

Os cinco melhores programas para gravar gameplay

Fraps

Certamente o software de gravação mais conhecido é o Fraps, afinal, ele foi um dos primeiros programas do tipo que chegaram ao mercado, portanto, não poderíamos deixá-lo de fora da nossa lista. Embora ele acabe ocupando uma maior parte do processamento de seu computador, ele é muito simples e fácil de usar, o programa ideal para quem está começando!

Os cinco melhores programas para gravar gameplay

PlayClaw

Pensando em gravar suas gameplays em 4K? O PlayClaw é um dos poucos softwares que tem essa opção e consegue executar tal tarefa com perfeição! Outro ponto positivo é que você pode criar seu próprio plugin de sobreposição para o programa, deixando sua gravação ainda mais a sua cara.

Os cinco melhores programas para gravar gameplay

Nvigia Geforce ShadowPlay

Você tem uma placa de vídeo da Nvidia da linha Geforce instalada em seu computador? Então você pode baixar gratuitamente o ShadowPlay e gravar suas gameplays com este software desenvolvido especialmente para os produtos da Nvidia. Se você quiser, também poderá fazer transmissões pela TwitchTV usando o ShadowPlay.

Os cinco melhores programas para gravar gameplay

Mirillis Action!

Não foram poucos os testes que apontaram o Action! como o melhor software de gravação de gameplays do mercado, principalmente pelo seu desempenho na relação qualidade da gravação/stress da máquina. Quer mais? Se você comprar o Action!, poderá usar o software em seu smartphone Android também! Dentre outras muitos outros extras, você pode realizar livestream, exportar seu vídeo diretamente para o YouTube ou Facebook, dual webcam, resolução 4K e gravações em até 120 frames por segundo!

Os cinco melhores programas para gravar gameplay

Essa foi a nossa lista com cinco programas excelentes para você gravar a sua gameplay, caso você conheça algum outro que considere melhor que os que apresentamos aqui, conte para nós qual é o nome dele no campo de comentários abaixo!