Pensando em como ajudar o animal, a Universidade de Pamukkale, na Turquia, em parceria com a BTech, criou uma mandíbula através de uma impressora 3D. A mesma foi confeccionada a partir de uma liga especial de titânio. O animal é da espécie "cabeçuda" e encontra-se na lista dos ameaçados de extinção.

A tartaruga que pesa um pouco mais de 45 kg foi levada para o centro de reabilitação de animais da universidade, no começo do tratamento os veterinários do centro trataram o animal dando comida em sua boca, mas logo perceberam que a tartaruga precisava se alimentar sozinha, então decidiram entrar em contato com a empresa turca que confecciona as próteses médicas.

Veja os mais curiosos objetos que podem ser impressos com uma impressora 3D

Foram dois meses de trabalho no desenvolvimento das duas peças implantadas no animal, que passou por um procedimento cirúrgico de duas horas e meia. Até o momento não existe um diagnóstico de como a tartaruga está reagindo à prótese, mas caso seu organismo não rejeito o implante, a mesma poderá voltar para o mar em pouco tempo.

Vale ressaltar que este não é o primeiro animal a se beneficiar de uma próteses confeccionada em uma impressora 3D, pois em Março deste ano, outra tartaruga, agora da espécie Cleópatra, recebeu um casco de plástico feito por estudantes da Universidade Técnica do Colorado, nos Estados Unidos, uma vez que o casco original do animal foi muito deteriorado devido a uma dieta pobre.

Veja aqui o vídeo da tartaruga com a prótese de titânio feita através de uma impressora 3D:

 

Fonte: bbc.co.uk/ correio24horas.com.br/ tecmundo.com.br