A energia eletromagnética é emitida por qualquer corpo que tenha temperatura acima de zero absoluto (veja aqui o que é Zero Absoluto). Por esta razão, todo o corpo com temperatura maior que 276 graus negativos pode ser considerada como uma fonte de energia eletromagnética. As duas principais fontes naturais de energia eletromagnética são o Sol e a Terra.

Em decorrência do comprimento de onda ou de sua frequência, a energia eletromagnética pode ser ordenada de modo contínuo. Tal disposição é denominada "espectro eletromagnético". Conforme cada região, tal espectro apresenta uma subdivisão, sendo que é subdividido em função do tipo de processo físico que origina a energia eletromagnética, bem como do tipo de interação que acontece entre a radiação e o objeto sobre o qual esta incide e da transparência da atmosfera em relação à radiação eletromagnética.

A energia eletromagnética é proveniente da radiação eletromagnética. Esta radiação é composta de ondas, como as ondas de rádio e também luz visível, que são capazes de se mover na velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundo). A radiação eletromagnética é capaz de provocar tanto campos elétricos quanto magnéticos, sendo que apenas uma parte do campo eletromagnético fica visível.

A energia eletromagnética é uma parte bastante significativa da física quântica, que é uma área importante de estudo da física moderna. No que diz respeito à energia eletromagnética, uma área de bastante interesse é dualidade onda-partícula de ondas eletromagnéticas. Assim, quando estudadas por um bom período de tempo e distância, as ondas eletromagnéticas são vistas com comportamento típico, ou seja, oscilando em ondas. Porém, em curtas distâncias, tais ondas se comportam como partículas baseadas em movimentos e deformações.

Um bom exemplo de uso da energia eletromagnética é a que está associada à energia solar, ou seja, fazendo uso de painéis solares para coletar a energia proveniente do Sol e assim usá-la na geração de eletricidade. O uso de painéis solares tem como principal vantagem à produção de energia limpa e renovável. Além disso, a energia eletromagnética do Sol também pode ser aproveitada na captação de energia para satélites e também outros dispositivos que estão no espaço e não podem fazer uso de combustíveis fósseis.

Outro emprego bastante notório da energia eletromagnética é também na comunicação. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas que são aplicadas em uma variedade de frequência.

O grande cara, o gênio criador de centenas de tecnologias envolvendo energia e que não recebeu nenhum crédito por isso foi Nikola Tesla. Tanto que seu nome foi homenageado pela fabricante de carros elétricos, a TESLA.

Mas você conhece o Nikola Tesla? O gênio injustiçado? Você não pode perder esse excelente artigo. Confira.

Espectros eletromagnéticos

Confira alguns exemplos de espectros eletromagnéticos:

  • Rádio: É considerado o conjunto de energias de frequência menos de 300Ghz (comprimento de onda maior que 1m).
  • Micro-ondas: São radiações eletromagnéticas produzidas por sistemas eletrônicos e se entendem pela região do espectro de 1mm até aproximadamente 1m. Isto corresponde ao intervalo de frequência de 300GHz a 300MHz.

Radiação eletromagnética

As ondas de radiação eletromagnética são a união entre o campo magnético com o campo elétrico que é capaz de se propagar no vácuo e assim transportar energia.

Clerk Maxwell, um físico e matemático escocês foi o responsável por finalizar a teoria sobre o eletromagnetismo, a teoria que une o magnetismo, a eletricidade e a também a óptica. Da teoria surgiram as famosas equações de Maxwell.

A radiação eletromagnética se propaga no espaço e possui campo magnético e campo elétrico que conseguem gerar de forma mútua e também se propagar de forma perpendicular um em relação a outro no sentido da propagação de energia. Deste modo, surge o transporte de energia em forma de radiação eletromagnética. Vale notar que a radiação eletromagnética varia de acordo com a frequência da onda.

A bússola e o magnetismo

Bússolas são aparelhos que servem para a orientação dos viajantes, que usam como ponteiro uma agulha magnetizada, ou seja, que se comportam como um ímã. A bússola existe há muitos anos, e era o único meio de localizado existente por muito tempo. Na atualizada, outros mecanismos existem para orientação, porém, muitas pessoas ainda preferem a bússola. Ela também é muito usada para fins esportivos e em locais de difícil acesso, que não contam com outro meio de assegurar a localização.

Uma bússola sempre se orienta paralelamente ao campo magnético aplicado sobre ela, com o polo norte da bússola apontando no sentido do campo. 

O magnetismo é a capacidade que um determinado objeto tem de atrair outros objetos. Tais objetos são denominados imãs.  

Porém, não somente os imãs possuem magnetismo, mas também os objetos que são atraídos por ele. Na química a explicação do fenômeno do magnetismo é vista através das forças dipolo. Como exemplo, os materiais que possuem dois diferentes polos, que quando entram em contato com outros materiais os polos iguais se repelem e os polos opostos acabam se atraem.

Os átomos são considerados imãs com polos norte e sul. Como bom exemplo temos as bússolas, que trabalham com base no magnetismo.

Conheça o processo de funcionamento da bússola: O imã se encontra no ponteiro das bússolas, e este imã estabelece ao seu redor um campo magnético. Quando o imã fica localizado em um campo de outro imã este tem por ideal se alinhar ao campo de referência. O funcionamento da bússola só ocorre porque a Terra possui um campo magnético que funciona como referencial.

Quem foi James Clerk Maxwell

James Clerk Maxwell nasceu em 13 de junho de 1831, em Edimburgo, e faleceu em 5 de novembro de 1879, em Cambridge. O físico e matemático ficou conhecido por ter finalizado a teoria moderna do eletromagnetismo. Maxwell demonstrou que os campos elétricos e magnéticos tem sua propagação com a velocidade da luz. O físico foi responsável por apresentar uma teoria detalhada da luz com um efeito eletromagnético. Vale notar que tal hipótese havia sido proposta por Faraday. Em 1864, ele coseguiu demonstrar que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza.

Fonte: Wikipédia,Brasil Escola