Bom, então é bom começar a pensar no assunto, pois é muito provável que em 2016 já tenhamos alguns aparelhos deste segmento com esses superprocessadores. Mas como assim? Simples, pois os processadores ao qual me referi, já começam a chegar ao mercado, pois hoje a empresa MediaTek anunciou o lançamento do Helio X20, o primeiro processador para smartphones com dez núcleos de processamento em um dispositivo móvel e segundo informações que ainda vamos averiguar, a Qualcomm também está preparando o seu.

De acordo com a própria empresa, o lançamento do novo processador não representa somente um ganho maior de processamento, mas sim, uma inteligência maior no consumo de bateria, uma vez que a companhia informa que o novo processador gasta 30% menos energia que a geração atual. Além desta melhoria, o processador apresentado hoje pela MediaTek também apresenta outra novidade, a separação dos núcleos de processamento em três partes e não mais em duas como era até hoje, sendo que duas partes serão reservadas para dar mais força de processamento, rodando cada uma a 2,5GHz.

Já as outras duas partes contam com quatro núcleos cada uma, totalizando dez, sendo que uma vem com quatro núcleos de 2,0GHz e outro com núcleos de 1,4GHz. Vale lembrar que todos são ARM Cortex. Com o uso de apenas dois núcleos em alto desempenho, o calor gerado será menor do que é encontrado em processadores de oito núcleos.

De acordo com a empresa desenvolvedora do Helio X20, é muito provável que o novo processador deca-core já apareça em alguns smartphones até o final deste ano, isso obviamente vai depender das fabricantes de dispositivos móveis.