A Eletricidade Estática ocorre quando o número de elétrons é capaz de gerar cargas positivas ou mesmo negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Assim, quando há um excesso de elétrons em relação aos prótons, o corpo fica carregado negativamente. O contrário acontece quando existem menos elétrons que prótons, que o corpo fica carregado negativamente. Agora, se o número total de prótons e elétrons é semelhante, o corpo fica em estado eletricamente neutro.

Como surgiu a energia estática?


Gerador de Van de Graaff usado em experimentos de Eletrostática.

Tudo o que há ao nosso redor é formado por átomos, incluindo o corpo humano. Podemos dizer também que os átomos são formados por três partículas com cargas elétricas diferentes: Prótons (que possuem carga elétrica positiva); Elétrons (com carga negativa) e Nêutrons (não possuem carga).

Os prótons e os nêutrons ficam concentrados no núcleo do átomo, e de forma geral, não costumam sair do local. Os elétrons, por sua vez, orbitam esse núcleo e possuem capacidade de mudar de um átomo para outro. Desse modo, quando um átomo perde elétrons, ele fica com mais carga positiva do que negativa. Do mesmo modo, o que ganha elétrons fica com mais carga negativa.

Vale lembrar que alguns materiais são considerados isolantes, como é o caso do tecido, do vidro e do plástico. Assim, através deles não há o favorecimento da movimentação de elétrons. O mesmo não ocorre com os materiais chamados de condutores, que permitem que os elétrons passem livremente por eles. Os metais são considerados ótimos condutores.

Ao friccionar dos materiais isolantes diferentes juntos, os elétrons são transferidos de um material para outro. E quanto mais tempo eles forem esfregados, mais elétrons serão repassados e consequentemente a carga elétrica acumulada será maior. Sendo assim, a energia estática é considerada o acúmulo dessas cargas nas superfícies dos objetos.

 A Eletrização acontece quando os objetos estão carregados, independente polaridade. A Eletrização pode surgir por indução, contato e posterior separação entre dois materiais, ou atrito. Para desenvolver Eletricidade Estática em laboratório, temos como um bom exemplo o gerador Eletrostático de Van de Graaff. Neste acaso temos três tipos de Eletrização:

  • Eletrização por atrito: Um corpo por ser eletrizado através do atrito com outro, fazendo com que um deles perca elétrons, e assim, ficando com carga elétrica (positiva ou negativa);
  • Eletrização por contato: Segurar um corpo eletrizado e encostá-lo em um corpo neutro, com isso ele cede uma parte de sua carga ao corpo neutro, deixando com carga de mesmo sinal que o primeiro;
  • Eletrização por aquecimento: Alguns corpos quando aquecidos acabam adquirindo algumas cargas, seja positiva ou negativa

 

Energia estática e computador

A energia estática, como citamos anteriormente, pode ocorrer em todos os corpos, e nos computadores não seria diferente. Porém, em computadores, tal energia pode inclusive, danificar a sua máquina. Para evitar que qualquer dano ocorra, a seguir algumas dicas que podem ser bastante útil. Confira abaixo:

  • Mantenha o se computador plugado, preferencialmente, em uma tomada com fio-terra;
  • Quando necessitar fazer qualquer tipo de reparo na sua máquina, certifique-se que ela esteja completamente desligada;
  • Antes de tocar em algum componente de hardware, encoste as mãos na carcaça do gabinete para que a energia possa ser descarregada;
  • Na mesa de trabalho, opte por materiais não condutores de energias, como a madeira;
  • Preferencialmente, não deixe celulares e outros aparelhos do tipo próximos ao ambiente de trabalho;
  • Tente controlar a umidade do ar ao manusear um computador;
  • Caso julgar necessário, utilize uma pulseira antiestética.

 

Faça você um experimento sobre Energia Estática

A teoria sobre energia estática pode ser bastante grande e complexa, porém, na prática ela é bastante fácil de ser aplicada. Um experimento bastante simples poderá mostrar melhor a aplicação. Confira:

Materiais necessários: papel, tesoura e uma bexiga.

Procedimento: Primeiramente corte o papel em pequenos pedaços. Encha o balão e o esfregue sobre a cabeça. Em seguida, encoste o balão sobre os papéis picados, que podem estar no chão ou sobre uma bancada.

Resultado: Vários pedaços de papéis ficaram grudados no bolão. Isso acontece porque quando esfregamos o balão na cabeça acabamos cedendo alguns elétrons e ele acaba ficando carregado negativamente. Tal desiquilíbrio de carga elétrica é a energia estática. O atrito, neste caso, foi o principal meio para o procedimento.

O balão, ao ser eletrizado negativamente e colocado perto do papel, que está neutro, acaba atraindo cargas positivas. Por isso o papel fica grudado. O experimento acima é bastante simples, e existem outros tantos que podem comprovar que os opostos realmente se atraem, ao menos na física!

Abaixo, alguns vídeos que poderão contribuir para o melhor entendimento sobre a Energia Estática. Confira: 

Vídeo incorporado do YouTube

Vídeo incorporado do YouTube

Espero ter contribuído!