Mesmo com essa previsão, as vendas do aparelho surpreenderam no primeiro trimestre deste ano, atingindo a marca de 12,6 milhões de iPads vendidos; segundo o que informa Digitimes, as vendas do produto, comparando com o período do ano passado, diminuíram em 23%; No entanto, a queda não foi o suficiente para tirar o produto da liderança no mercado.

A pergunta que fica no ar, é porque as vendas deste produto estão diminuindo? Obviamente existem algumas razões para tal, bem como a vida útil do aparelho, que é superior a de um smartphone. Para dar um exemplo mais completo, nos referimos aos compradores que adquiriram a segunda ou terceira geração do iPad; estes usuários, atualmente, estão satisfeitos com o equipamento e não sentem a necessidade de trocá-lo, uma vez que suas funções continuam basicamente as mesmas.

Outra causa da diminuição das vendas do iPad, se deve também ao aumento do tamanho dos smartphones, a diminuição do peso e de tamanho dos notebooks. Para o CEO da Apple, Tim Cook, a queda nas vendas dos iPads não preocupa a companhia: "Em algum momento a queda nas vendas dos iPads irá estabilizar, não posso afirmar quando, mas acredito que irá".

Mesmo com a aparente despreocupação do líder máximo da empresa, a Apple vem sim tomando suas medidas para acalourar a venda de seus produtos; a empresa lançou hoje uma nova campanha para tentar aumentar a fatia de mercado; a campanha será lançada no site oficial da Apple e deverá ser denominada de Everything Changes With iPad.

Existem fortes rumores que a empresa está preparando um novo modelo de iPad que deverá ser lançado em breve e assim alavancar as vendas do produto mais uma vez. De acordo com os boatos, a Apple está produzindo um iPad Pro de 12,9 polegadas. O novo iPad deve ter apenas uma tela maior, com processador Intel Broadwell, câmera na parte traseira com flash LED e a inclusão de uma caneta Bluetooth; além destas especificações, o iPad Pro poderia ainda vir equipado com entrada USB Type-C e com conectividade NFC.

O novo tablet da Apple deverá ser apresentado durante a próxima edição da WWDC 2015, que acontecerá no próximo mês de Junho. Assim sendo, deveremos aguardar as próximas informações.