Os carros mais antigos contavam apenas com um painel simples, com as informações básicas aos motoristas. Com o passar do tempo foi incorporado aos veículos o famoso computador de bordo, ou seja, um painel mais avançado, com informações mais detalhadas como nível de combustível, o uso de cinto de segurança por todos os passageiros, bem como a informação se alguma porta está fechada de forma incorreta.

No entanto, o que parecia uma grande evolução, já está ganhando ainda mais recursos. E o futuro promete ser ainda mais promissor como um veículo transitar sem a necessidade de motorista e ainda novos controles de segurança, para evitar a qualquer custo acidentes de trânsito.

Sempre inovando, e andando lado a lado com as necessidades diversificadas do dia a dia, o Google lançou o seu próprio aplicativo voltado ao sistema automobilístico, o Android Auto.

Android Auto

O Android Auto trata-se de um painel de controle bastante avançado que proporciona aos motoristas diversas informações, com funções interligadas ao carro com o smartphone.

Auto Android é um aplicativo que fica integrado totalmente ao carro e com isso tem o poder de tornar mais simples a junção entre as funções do smartphone com o sistema durante qualquer trajeto. O condutor pode controlar coisas como navegação, música e ainda toda a comunicação do telefone a partir da indicação digital do carro. Isso tudo sem deixar que o motorista perca o foco na estrada.  Para usufruir o sistema é necessário baixar o aplicativo no Google Play. Porém, por enquanto, nem todos os carros possuem a capacidade de interligação com o Android Auto. A maioria dos smartphones que rodam o sistema Android 5.0 Lollipop já pode executar Auto Android em um carro ou em uma unidade compatível.

No Android Auto, por enquanto, o Google tem focado em três quesitos: música, comunicação e navegação.

Música: Para quem não consegue entrar no carro e não escutar uma boa música, o Android Auto conta com integração com vários aplicativos relacionados a música. Assim sendo, o motorista terá a capacidade de controlar as suas músicas através da conexão com o seu smartphone Android. O funcionado pode ser através de arquivos armazenados nos aparelhos e sincronizados via Bluetooth, bem como por arquivos que podem ser carregados  através de aplicativos próprios.

Comunicação: Em virtude do grande poder de sincronização com o smartphone, o Android Auto pode oferecer todas as notificações de mensagens de texto ou de voz através da tela do navegador. Os usuários ainda têm a possibilidade de usar o controle de voz do Android Auto para ditar uma mensagem de resposta. A facilidade de tudo isso é que o condutor não precisa desviar a sua atenção da estrada para receber ou mesmo enviar uma mensagem de resposta, já que tudo é feito sem ter que tocar em qualquer aparelho.

Navegação: Entre as principais funcionalidades do Android Auto, além de simplificar a comunicação, é também facilitar a direção automotiva. Levando em consideração o fato,  o Google aperfeiçoou o uso do Google Maps através do sistema operacional. O usuário, a partir das inovações da companhia, pode personalizar as suas informações, fazendo com que elas sejam acessadas de forma mais simples e direta. O condutor possui a opção de demarcar locais de seu interesse, como hospitais, postos de combustíveis, restaurantes, entre outros. As buscas podem ser realizadas através de comando de voz, e assim, mais uma vez sem a necessidade de manusear qualquer instrumento.

Quais automóveis podem usar o Android Auto?

Inicialmente, o Android Auto está disponível em automóveis na Austrália, Reino Unido e Estados Unidos. Novas marcas já estão se adequando para usar o aplicativo do Google, como a Chevrolet, Audi, Ford, Honda, Fiat, entre outros. Confira a lista completa aqui.

Ao que tudo indica, este é somente o início do grande processo de interligação entre smartphone e carro. A tendência atual é que cada vez mais o mundo esteja conectado, e claro, com a tecnologia usada no Android Auto, os motoristas poderão usufruir das novidades sem a necessidade de se exporem aos perigos da estrada.