Esse projeto de baterias para casas que armazenam energia solar, poderá ser comercializada ainda este ano, segundo o presidente da companhia. A versão caseira do projeto, denominado de "Tesla Powerwall", nada mais é que baterias recarregáveis de íons de lítio, com capacidade de 7KWh e 10KWh, que medem cerca de 120 cm x 70 cm x 20 cm, podendo ser colocada em uma parede da casa ao qual será utilizada.

A Powerwall possui o objetivo de acumular energia solar recolhida a partir de painéis solares durante o dia, para ser usada a noite na rede elétrica, proporcionando assim uma forma a mais de energia caso a mesma sofra uma queda durante a noite.

De acordo com o fundador da companhia, Elon Musk, as baterias possuem o objetivo de transformar a infraestrutura de energia do mundo para assim atingir o carbono zero sustentável: "O nosso objetivo é o de transformar totalmente a infraestrutura global de energia para transformá-la em sustentável, sem a necessidade de ter que produzir emissões de carbono".

Segundo a fabricante, a Powerwall de 10KWh poderá fornecer energia quando haver uma quebra no abastecimento elétrico normal e a mesma será vendida por US$ 3,500, já a versão de 7KWh será destinada para o uso em ciclos diários de abastecimento para estender os benefícios ambientais e dos custos de energia solar para a noite quando a luz solar não está mais disponível; essa versão será comercializada pelo valor de US$ 3,000.

Musk acredita que as novas baterias poderão ser um grande passo para as comunidades mais pobre do mundo, uma vez que eliminam a necessidade de existência de redes elétricas. Já para Kimbal Musk, um dos membros da administração da Tesla, as novas baterias poderão significar uma redução de 25% dos custos nas contas de eletricidade de um consumidor médio.

Com informações do The Verge.